coluna

Pão & Circo

Pão & Circo

Nem tão santificada como o pão, nem tão carnavalesca quanto o circo. O cotidiano da cidade e de suas pessoas, a notável das coisas simples. Uma coluna aberta a seu tempo onde a versão é mais importante que o fato. Contato com o colunista: stavares@tce.pb.gov.br

UM PT ENVERGONHADO

 Por decisão da cúpula partidária, nem Dilma nem Lula participarão dos comerciais que o PT tem programado para fevereiro. A decisão foi tomada depois dos panelaços todas as vezes que um dos dois aparecia no vídeo, principalmente nas grandes cidades onde o ato era convocado pela rede da internet e visível a todos. Com isso, o PT tenta preservar a imagem do partido escondendo estrategicamente seus dois maiores nomes, inclusive seu fundador e mentor. Nós nos perguntamos: que partido é esse que tem vergonha dele mesmo? Sim, porque Lula é o PT e esconder Lula debaixo do tapete, como se faz com o lixo, é demais. Como é que os petistas ainda querem respeito e confiança da população se eles mesmos se envergonham dos seus líderes maiores a ponto de cortá-los da exibição dos programas eleitorais?

Como é que ainda pensam em Lula enfrentando uma campanha se sua simples aparição num programa de partido provoca um alvoroço nas cidades? Como alguém assim pode subir um palanque, discutir ideias, apresentar planos, se nem o partido que ele fundou e comanda confia na sua imagem pela TV? É um ponto que os petistas mais arraigados, aqueles que defendem Lula e Dilma nas ruas e nas redes sociais, precisam explicar. Estão com vergonha de Lula e Dilma? Então estão com vergonha deles mesmos, de suas ideias e de sua ideologia, pois não existe fronteira entre Lula, Dilma e o PT, são todos farinha do mesmo saco e agem todos da mesma forma, como se assistiu nesses doze anos de desgoverno.
Os petistas têm vergonha de Lula e têm de que se envergonhar. Cada vez mais as investigações se aproximam do ex-presidente e o encurralam no estreito circulo de corruptos de que era composta a direção do partido. Dirceu, Genoíno, Vaccari, e outros tantos são a mesma face de uma só quadrilha, mas como esses já estão expostos, então se esconde Lula e Dilma ainda soltos. Resta ao partido esconder os que tem, evitar que eles apareçam na mídia para fazer o povo tentar esquecer seus desmandos. O perigo é que junto com seus desmandos, o povo esqueça também que eles existam ou existiram e mostrem isso nas urnas, quando os petistas precisarem delas para retomar o poder e restabeleceram sua republiqueta sindical.
 
Medidas
O governo não brinca. Medida provisória publicada no Diário Oficial suspende aumento para funcionalismo público paraibano, independente da lei que regula uma data-base para que a categoria receba ao menos o que a inflação corroeu.
Na mesma medida, atos contraditórios como os que suspendem a progressão funcional em qualquer carreira, bem como o pagamento de quinquênio, vantagens essas todas garantidas por lei.
É de esperar que a medida cause um reboliço na categoria de funcionários públicos e seja a senha para uma série de movimentos grevistas por todo o Estado. Como se trata de uma medida provisória, ela terá de ser votada na Assembleia e é uma batata quente nas mãos dos deputados, pois em ano eleitoral ninguém quer se indispor com o funcionalismo público, categoria que decide uma eleição.
 
 
Sinal
A cassação do governador do Amazonas acendeu um sinal vermelho - bem vivo - no esquema governamental da Paraíba. O governador amazonense foi cassado pelo TRE do Amazonas por gastos excessivos na campanha, a mesma tese do processo que corre contra o governador Ricardo em nosso Estado.
O processo vem sendo adiado seguidamente, mas os advogados da oposição confiam que a matéria é boa, principalmente no que se refere ao Programa Empreender-PB, que teve seu valor duplicado na época da última campanha.
 
Confronto
Fabiano Lucena bateu forte na Justiça, chamando os juízes de ignorantes em Direito, logo a matéria com que eles operam.
A Associação dos Magistrados veio em defesa da classe e também colocou adjetivos pouco elogiáveis no secretário. Areia Vermelha em pauta.
 
Golpe
Manoel Junior que se cuide. Enquanto ele tenta solapar Cartaxo, na sua própria legenda, o PMDB, forças contrárias à sua candidatura começam a se articular.
Se ele pensa que Maranhão vai segurá-lo, pondo em risco seus projetos pessoais, engana-se redondamente.
 
Vaga
Janduhy Carneiro se afasta para dar lugar a um suplente, suplente este que já garantiu seu voto a favor da criação do TCM.
Coincidentemente, Carneiro se diz candidato a uma das vagas do improvável tribunal.
 
Colocados
A Paraíba tem duas cidades colocadas entre as mais violentas do mundo em estudo recentemente realizado.
Ponto para a pequenina e heroica...
 
Olha eu!
Lira não quer sair da política depois de ter recebido uma senatoria de graça. Ele insinua-se como candidato à reeleição no próximo pleito que deve ter no páreo Ricardo Coutinho e Cássio Cunha Lima.
 
Mídia
Nossa imprensa anda meio necessitada de notícias. Só isso justifica a celeuma feita em torno de um fato tão trivial como pagamento de salários. Pagar é obrigação. Não pagar é calote.
 
Frases...
Desaconselhando - Não deixe que conselhos mudem seu modo de pensar. Nem esse.
 
Escolhendo - Na vida às vezes você faz escolhas, em outras a escolha faz você.
 
Venenoso - Evite a raiva. Os animais de sangue frio são os únicos que têm veneno.