coluna

Pão & Circo

Pão & Circo

Nem tão santificada como o pão, nem tão carnavalesca quanto o circo. O cotidiano da cidade e de suas pessoas, a notável das coisas simples. Uma coluna aberta a seu tempo onde a versão é mais importante que o fato. Contato com o colunista: stavares@tce.pb.gov.br

TRIPLEX, O MOSQUITO E AMEAÇAS

 Quando se junta pobreza com delírio o resultado é sempre desastroso. Foi o que aconteceu com dona Marisa, nossa ex-primeira dama no reinado de Lula que deixou rastros por onde passou principalmente no apartamento tríplex redecorado a mando da família Silva. No seu deslumbramento caipira Dona Marisa visitou o apartamento várias vezes e sua imagem ficou impressa na cabeça dos funcionários do edifício que relataram à Polícia Federal as incursões da dama de Lula no luxuoso apartamento. Quem vai cuidar de uma reforma se não pretende morar lá? Quem tem tanto zelo para escolher cozinhas e detalhes se não for o dono do apartamento. Lula nega de pés juntos no seu mesmo mantra, mas dona Marisa parece que botou a caçada a perder na sua ingenuidade caipira e no deslumbramento de quem nunca comeu mel como bem o disse o ministro Wagner.

A zika agora é um assunto mundial. A OMS já decretou um estado de emergência pela propagação da doença que invade as Américas inclusive a rica América do Norte que se julgava imune a essas doenças subdesenvolvidas. Sua capacidade de interferir na formação dos fetos faz com que a zika acenda um sinal vermelho na medicina mundial e o mundo comece a fazer companhia ao Brasil nessa angustiante luta. Se não nasceu nas Américas foi aqui, graças a incúria dos governos e ao despreparo das populações que o mosquito transmissor da febre encontrou campo fértil para multiplicar-se e adquirir novas facetas. A mais cruel delas é a que condena crianças a uma vida sem esperanças com retardo físico e mental sem que a ciência consiga um lenitivo que seja para debelar essa quase pandemia.
Mais uma no rol dos petistas que antigamente pendiam apenas para o furto sem violência. Fernando Moura, delator da Lava-Jato e amigo íntimo de José Dirceu afirmou que mentiu no seu segundo depoimento por medo. Ele afirma que foi abordado na rua e perguntado pelos seus netos o que lhe sugeriu uma possibilidade de violência contra as crianças levando-o a desmentir acusações feitas a Dirceu. Ameaçado de perder as vantagens da delação voltou atrás e confirmou todas as denúncias, mas isso mostra os longos tentáculos da malta petista que inclusive agora descambam para a violência. Mais uma má qualidade para um partido onde já não cabem mais coisas ruins.
 
Sobrou
 
Portador dos recados mais desforrados do governo, na linha de frente de toda defesa do esquema governamental, mesmo assim o radialista Célio Alves não logrou êxito sua tentativa de sair candidato tucano à Prefeitura de Guarabira.
Alves já se considerava o eleito pelo governo quando Ricardo Coutinho tira do bolso o nome de Josa da Padaria e numa solenidade oficial lança esse nome como candidato dos socialistas para disputa em Guarabira.
Não é de hoje que o radialista, natural do município, tenta introduzir-se na política com críticas azedas ao atual Prefeito e uma queimação velada dos Paulino o que deixaria apenas seu nome como alternativa.
Esqueceu que Ricardo não gosta de quem decida nada por ele e acabou surpreendido com o nome de Josa, vereador na cidade que vai ser a ponta de lança socialista para bater os dois grupos rivais do município.
 
Debandada
 
Ninguém gosta de ser desconsiderado. Foi assim que interpretaram os vereadores do DEM na capital a respeito da fala de Efraim que disse” quem não estiver gostando que saia.”
Acontece que os vereadores do DEM na cidade não gostaram de serem ignorados na decisão que leva o DEM como muleta do PSB e apoiando Azevedo.
Isso pode levar a uma debandada que não será salutar para a legenda.
 
Socorro
 
Praticantes da caminhada matinal na orla marítima requerem a presença de uma ambulância com capacidade para atender emergências ocasionais.
Pessoas já morreram na caminhada por falta de um socorro imediato.
 
Afiando
Oposicionistas se reúnem para afiar facas e línguas para o retorno do s trabalhos parlamentares.
Eles prometem vida dura para o governo e suas medidas arbitrárias.
 
Fora
Nem Trocolli Júnior nem Gervásio Filho foram à reunião de Temer com os peemedebistas locais para apoiar a candidatura de Manuel Júnior.
Decididamente o PMDB vai chegar bem rachado às eleições.
 
Deletada
Conselheiro Arnóbio Viana, do TCE-PB, manda sustar licitação no estado para compra de tablets.
Ele atendeu a denúncia de uma das empresas concorrentes.
 
Esquisito
O Governo promete usar fundos do FGTS para conceder empréstimos com juros baixos ao trabalhador.
Ora, o dinheiro do FGTS é do trabalhador e vai ser emprestado a ele mesmo com juros? Alguém me explica!
 
Bomba
Dessa feita foi em Fagundes que os bandidos explodiram agência bancária e fugiram com o dinheiro.
Mas fora isso reina completa paz na Paraíba.
 
Frases...
 
Nazista - De Vera Fischer- Daria uma excelente nazista. Sou muito disciplinada.
 
À vontade - De Sônia Braga- Calcinha e sutiã me dão falta de ar.
 
Masculino - De Marília Pera- Entre um mundo comandado por homens ou mulheres eu prefiro os homens.