icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

PB está desprestigiada no Orçamento da União, afirmam senadores

Comissão Mista de Orçamento do Congresso realizou audiência nesta segunda (26) na Assembleia. Segundo parlamentares, se comparado a outros estados recursos para Paraíba são poucos.

Publicado em 26/09/2011 às 12:46

Jhonathan Oliveira

Nesta segunda-feira (26), a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional (CMO) realizou uma audiência pública na Assembleia Legislativa da Paraíba. O evento serviu para discutir com a população o projeto orçamentário de 2012 e o Plano Plurianual (2012-2015). Na ocasião o senador Vital do Rêgo Filho (PMDB), que preside a CMO, adiantou que a Paraíba deve receber no próximo ano 3,1 bilhões do Orçamento Geral da União, sendo 80% desse valor para custeio e apenas R$ 358 mi em investimentos. Para ele, o estado está desprestigiado pois o valor não condiz com o seu crescimento.

“Existem dois Nordestes um rico e um mais esquecido e a Paraíba está entre os esquecidos. Isso não condiz com o nosso crescimento populacional. Mas temos o PPA para tentar reequilibrar o Orçamento para a Paraíba”, disse Vital.

O mesmo posicionamento foi externado pelo senador Cícero Lucena (PSDB), que também esteve na Assembleia. “Os recursos previstos para a Paraíba são poucos. Para se enxergar isso basta comparar com os recursos que estão indo para Pernambuco e para o Rio Grande do Norte”, afirmou o parlamentar.

Vital também acrescentou que os R$ 358 milhões que serão destinados para investimentos na Paraíba servirão para a realização de obras do Programa de Aceleração do Crescimento. Ele destacou ainda que a bancada tem algumas prioridades para tentar inserir no PAC: a rodovia Transnordestina, a integração das bacias do rio São Francisco, a reforma do Porto de Cabedelo e a construção do Porto de Águas Profundas e também a duplicação da BR-230.

O evento realizado na Assembleia Legislativa reuniu senadores, deputados federais, deputados estaduais e representantes da sociedade civil. Entre os políticos presentes estavam o senadores Wilson Santiago (PMDB), Walter Pinheiro (PT-BA) e o deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp