POLÍTICA
Assembleia Legislativa terá nova sede
Prédio onde hoje funciona o Poder Legislativo estadual foi inaugurado em 1973, no governo de Ernani Sátyro. As instalações atuais não comportam mais os serviços da Casa.
Publicado em 03/11/2011 às 6:30
Dotar a Assembleia Legislativa da Paraíba de uma nova sede é uma das metas da gestão do deputado Ricardo Marcelo (PSDB). O prédio onde hoje funciona o Poder Legislativo estadual foi inaugurado em 1973, no governo de Ernani Sátyro. As instalações atuais não comportam mais os serviços da Casa. “Não temos as menores condições de continuarmos no mesmo local, pois não temos mais espaço físico”, destacou o presidente.
Segundo ele, não seria economicamente viável a reforma do prédio atual, já que as obras demorariam cerca de dois anos. Ricardo Marcelo informou que a nova sede deverá ser construída no Conjunto Altiplano Cabo Branco e que o terreno será doado pelo governo do Estado. “Temos o auxílio do governador para fazer essa obra tão importante para toda a Paraíba”, enfatizou.
Ele informou que está sendo aguardado o envio da mensagem do Poder Executivo tratando da doação do terreno do Altiplano e após a tramitação será dado início aos trabalhos do projeto arquitetônico.
Até 1970, a Assembleia Legislativa era como um nômade, não tinha uma sede própria para funcionar.
A primeira sede onde funcionou a instalação da Assembleia Legislativa da Paraíba, em 7 de abril de 1835, foi no edifício da Tesouraria da Fazenda. Depois foi para o alto do antigo prédio do Liceu. Em 1930, o Poder Legislativo estava instalado na sede do Teatro Santa Roza. Foi lá, segundo alguns historiadores, que o presidente João Pessoa pronunciou um vibrante discurso em que dizia que a Paraíba negava o apoio ao governo federal.
Em 1935, a Assembleia foi instalada e funcionou durante um ano num salão da antiga Escola Normal, prédio que abriga hoje o Tribunal de Justiça. Finalmente, em 1973, a Assembleia Legislativa passa a ter o seu próprio prédio, onde funciona até hoje, construído pelo então governador Ernani Sátyro. Em meados da década de 80, a Mesa Diretora inicia a construção do anexo ao prédio-sede, visando a dar melhores condições de trabalho aos parlamentares.
Comentários