icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

PMCG busca selo do Unicef

Selo reconhece iniciativas do poder público para assegurar a proteção à infância e à adolescência.

Publicado em 27/03/2012 às 6:30


A Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG) está buscando conquistar o selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que reconhece as iniciativas do poder público para assegurar a proteção à infância e à adolescência, no tocante aos direitos nas áreas da saúde, educação e participação social.

Com esse objetivo, foi instituída pela primeira vez na cidade a Semana do Bebê, que tem como tema “Criança feliz é criança saudável”, que segundo a secretária de Saúde do município, Tatiana Medeiros, visa fomentar os cuidados com a primeira infância e mobilizar toda a sociedade em torno dessa temática.

A coordenadora do Programa de Sobrevivência e Desenvolvimento Infantil, HIV e Aids do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Cristina Albuquerque, participou na manhã de ontem de uma solenidade do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), na qual, de maneira simbólica, um bebê recebeu a chave da cidade e foi diplomado prefeito da cidade, por uma semana.

Ela explicou que para conquistar o selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância a Prefeitura deve se comprometer e comprovar que realiza ações que tornam a vida das crianças e dos adolescentes mais digna e plena de expectativas em relação ao futuro.

“No mês de junho deve ser realizado um fórum social, onde as políticas sociais são avaliadas. No final do ano, os consultores da Unicef vão avaliar os avanços conseguidos pela prefeitura, que se constatados, credenciarão o município ao selo”, informou.

O bebê eleito foi Artur, filho do pedreiro Ranieri Alves de Almeida, de 26 anos, e da dona de casa Ana Paula da Silva Almeida, de 22.

Ele nasceu no último sábado no Isea, pesando 3,4 quilos. A mãe realizou seis consultas de pré-natal no Centro de Saúde da Liberdade e se cuidou desde o início para garantir que seu filho viesse ao mundo com saúde.

No Isea, ele será submetido aos testes do pesinho, da orelhinha, do olhinho e coraçãozinho, este último implantado recentemente.

“O teste do coração serve para detectar alguma anomalia cardíaca congênita. Quando é detectado algo, o bebê é submetido a exames mais específicos”, explicou Francimar Ramos, diretora-geral do Isea.

DIPLOMA
O prefeito Veneziano Vital do Rêgo entregou pessoalmente à mãe da criança o diploma que transformou Artur Felipe o chefe do poder público municipal por uma semana.

“É um ato simbólico, mas mostra a preocupação e comprometimento da prefeitura municipal com a infância e a adolescência”, afirmou Veneziano Vital do Rêgo.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp