CULTURA
Ópera entra em cartaz nesta terça no Teatro Santa Roza, em JP
Ópera produzida na Capital paraibana está em cartaz a partir desta terça (3) até quinta-feira (5), às 20h, no Teatro Santa Roza.
Publicado em 03/03/2009 às 15:23
Astier Basílio, do Jornal da Paraíba
Ópera em João Pessoa? Isso mesmo, e com um adicional: uma produção made in Paraíba. Um grupo de estudantes ligado ao Departamento de Música e Educação Musical da Universidade Federal da Paraíba resolveu criar, no ano passado, a Cia. Operação. O grupo estreou com o espetáculo Orfeu e Eurídice, de autoria do compositor Christoph W. R. von Gluck. As récitas acontecem no Teatro Santa Roza, em João Pessoa, desta terça (3) até quinta-feira (5), sempre às 20h.
A peça foi apresentada pela primeira vez em 1762, na cidade de Vienna. O autor do libreto foi o poeta Ranieri de Calzabigi. Na montagem da Cia. Operação houve uma adaptação e a trama foi adaptada para os dias atuais e teve como inspiração as tribos góticas. Orfeu e Eurídice remonta ao mito grego do cantor que vai buscar a sua mulher no reino dos mortos.
O espetáculo tem a direção artística do músico paraibano, Kleiton D’Áraújo. No elenco, os cantores líricos, Izadora França, soprano que encarnará a personagem Eurídice; Mérlia Faustino e Bárbara Carneiro interpretando a personagem Amore.
A ópera será montada na íntegra, com cenários e figurinos completos, desenvolvidos especialmente para este espetáculo. A ópera Orfeu e Eurídice da Cia Operação já se apresentou em Alagoas. Para a circulação que está sendo feita pela região Nordeste, o grupo conta com o patrocínio do Ministério da Cultura.
Comentários