CULTURA
Cultura para abrir a mente
Diversidade cultural e humanismo, compõem a programação do 21º Encontro para Nova Consciência, que começa nesta sexta-feira (17).
Publicado em 17/02/2012 às 6:30
O 21º Encontro da Nova Consciência começa hoje no Sesc Centro, em Campina Grande, com uma programação gratuita que, além de ancorar-se na proposta de convergência entre filosofia e humanismo, prima também pela diversidade cultural.
Até a próxima terça-feira, o evento reúne nas imediações do Viaduto Elpídio de Almeida e na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) um público que terá a oportunidade de presenciar uma série de apresentações musicais e encontros paralelos sobre temas como literatura, cinema, anime e RPG (leia abaixo).
Logo após a solenidade de abertura, marcada para as 20h, no Sesc Centro, com palestras como a do cearense Ricardo Kelmer (auto-denominado um 'escritor em liberdade condicional'), os participantes do encontro se confraternizam em uma festa conduzida por Toninho Borbo e Totonho, às 23h, na Praça do Viaduto.
Os músicos paraibanos são dois dos 20 nomes que formam um headline montado pelos curadores Arthur Pessoa (da banda Cabruêra, que se apresenta no domingo) e Diogo Rocha.
"Para a 21ª edição do Encontro da Nova Consciência firmamos uma parceria com o Coletivo Na Tora, responsável pelo 'Rock na Consciência', que também ocorre todas as noites na praça, às 20h, antes dos principais shows", informa Arthur Pessoa.
Fundado no final de 2009. o Coletivo Na Tora integra o Circuito Fora do Eixo e selecionou, via web, bandas paraibanas que vão abrir o palco para destaques da música internacional, como Yusa (atração da segunda-feira), e nacionais como Bixiga 70 (atração da terça).
"Estes artistas também foram escalados para o Rec-Beat, no Recife, e resolvemos trazê-los para a Paraíba porque, desde o ano passado, o encontro dispõe de uma estrutura capaz de abrigar shows deste porte", garante Arthur Pessoa.
Segundo Diogo Rocha, um dos representantes do Na Tora Coletivo, as bandas que abrem o 'Rock na Consciência', às 20h, são opções para quem não quiser acompanhar as palestras noturnas do Encontro da Nova Consciência no Sesc Centro.
O fesival terá seus pontos altos no domingo, com a passagem do Zeferina Bomba na praça do viaduto, e na segunda-feira, quando Alaíde Negão chega a Campina Grande.
Amanhã, o escritor Ricardo Kelmer volta a se pronunciar no 3º Encontro de Literatura Contemporânea. O encontro de literatura, assim como o de RPG, ocorre no Ceduc II da UEPB.
Comentários