CULTURA
Pelos quatro cantos
Problemas sociais, migração e fronteiras conduzem a exposição 'This Placements' que será aberta nesta quinta-feira (15) na Estação Cabo Branco.
Publicado em 15/03/2012 às 6:30
Veneza, na Europa; Niamey, na África; Hanói, na Ásia; e Recife, na América. Cidades de continentes diferentes, que se unem na montagem registrada pelas lentes do paulista César Meneghetti na exposição This Placements, que será aberta nesta quinta-feira, às 19h, na Estação Ciência Cabo Branco, no Altiplano, em João Pessoa.
O trabalho do artista está centrado em problemáticas sociais, migração e no conceito de fronteiras, sejam elas políticas, sociais ou individuais.
A instalação, que recebeu o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea de 2011, faz uma viagem reflexiva utilizando a linguagem audiovisual. As projeções de imagens gravadas em diversas partes do mundo, se mesclam e se transformam através da sobreposição. “É o resultado de um trabalho videográfico de oito anos”, comenta o artista visual e videomaker. “Fruto de um trabalho maior de documentação, cada um desses vídeos é uma espécie de síntese de quem vive nesses lugares.”
Meneghetti observa que coloca em um eixo único a sugestão e a realidade, a memória e o presente, originando dessas quatro regiões reelaboradas digitalmente uma quinta em confluência de tudo isso, um espelho da globalização.
Apesar dos conceitos e ideias, o artista paulista coloca que cada um dos visitantes vai tirar suas próprias conclusões.
Vivendo 25 anos na Europa, a exposição marca sua volta ao Brasil. This Placements passou no Recife em dezembro do ano passado. Na capital pernambucana, houve debates e conferências para notar a impressão dos outros sobre a instalação "quase antropológica".
Além do prêmio da Fundação Nacional de Arte, Meneghetti inaugurou este ano mostras individuais em Roma, Itália, e em Salvador, Bahia, além de ter o seu trabalho apresentado na 54ª Bienal de Veneza, no evento Biennale Sessions.
BATE PAPO
Na sexta-feira, o videomaker paulista irá bater um papo com os artistas locais. O debate acontecerá na sala de convenções da Estação Cabo Branco, a partir das 10h.
O mote da conversa será sobre arte contemporânea e técnicas de comunicação visual, além dos aspectos que envolvem as artes no Brasil e no exterior.
Comentários