icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Tucano enfrenta prova de fogo

Projeto de resolução que aumenta comissões técnicas de 7 para 13 será votado nesta terça-feira (26) na CMCG.

Publicado em 26/02/2013 às 6:00


A votação hoje do projeto de resolução que aumenta o número de comissões técnicas permanentes de sete para 13 na Câmara Municipal de Campina Grande e, por conseguinte, a escolha de presidentes e demais membros serão um “teste” para o prefeito Romero Rodrigues (PSDB) saber o tamanho de sua bancada, no universo de 23 vereadores. Na última quinta-feira (21), o 'bate-boca' entre os parlamentares sobre as comissões provocou a suspensão dos trabalhos.

Em relação ao aumento do número de comissões, as bancadas de oposição e situação já acordaram votar a favor do projeto.

Todavia, ainda há divergências em relação à escolha dos seus membros. A disputa maior será em torno das comissões de Constituição e Justiça e Finanças e Orçamento. Na CCJ, Pimentel Filho (PMDB), da bancada de oposição, quer permanecer por mais dois anos na presidência da comissão, enquanto Bruno Cunha Lima (PSDB), do grupo governista, também pleiteia o comando da comissão. Esta analisa os aspectos constitucional, legal, jurídico, regimental e de técnica legislativa de projetos, emendas ou substitutivos sujeitos à apreciação da Câmara.

Na última sessão, a vereadora Ivonete Ludgério (PSB) chegou a acusar Pimentel de, na gestão passada, “botar os projetos embaixo do braço e levá-los para casa, além de impor as regras no Legislativo. “Agora não vamos admitir que, com um prefeito democrático (Romero Rodrigues) que nós temos, a gente obedeça a um vereador só”, criticou Ivonete, que liderou a bancada de oposição quando Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) era prefeito. Por sua vez, Pimentel retrucou e disse que nunca fez manobras na Comissão de Justiça e que os pareceres eram dados com base na legalidade.

FINANÇAS
O vereador Marinaldo Cardoso (PRB), da base governista, tenta um acordo com a oposição para presidir a Comissão de Finanças e Orçamento e ser o relator do projeto da LDO 2014, como também da Lei Orçamentária (LOA) do próximo ano. Os oposicionistas, no entanto, se perderem a CCJ não vão abrir mão de presidir a CFO.

Por sua vez, o vereador Napoleão Maracajá (PCdoB), que garante ser independente, quer comandar a Comissão dos Direitos dos Servidores, visto que preside o Sindicato dos Trabalhadores do Agreste da Borborema (Sintab). Já o vereador Metuselá Agra (PMDB), da bancada de oposição, está de olho na presidência da Comissão de Saúde, enquanto Lula Cabral (PRB) vai brigar para comandar a Comissão do Meio Ambiente.

PRESIDENTE DA CÂMARA MARCA REUNIÃO PARA ANTES DA VOTAÇÃO

O presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, Nelson Gomes Filho, deverá abrir a sessão hoje, às 9 horas, e depois suspendê-la para realizar uma reunião com os vereadores, a fim de tentar um consenso em torno da escolha dos membros da comissão.

“Vou apelar para que haja o consenso na escolha dos nomes, respeitando a proporcionalidade e o equilíbrio das bancadas.

Todavia, se em algumas comissões não houver um processo consensual, é usar o regimento interno e determinar a escolha voto a voto”, frisou Nelson.

Quanto ao bate-boca dos vereadores na última quinta-feira, Nelson Gomes espera que o fato não volte a acontecer na sessão de hoje. “Não tenho dúvidas de que na terça-feira iremos decidir a escolha dos integrantes das comissões dentro do parâmetro legal”, afirmou o presidente da “Casa de Félix Araújo”.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp