VIDA URBANA
Chuva deixa ruas alagadas em Patos e Defesa Civil orienta população
Choveu na cidade 30% do esperado para todo mês; veja a previsão do tempo para essa sexta-feira.
Publicado em 16/02/2018 às 12:21 | Atualizado em 16/02/2018 às 17:50
A chuva que atingiu a cidade de Patos, no Sertão, na noite de quinta-feira (15) deixou ruas alagadas. Segundo a Defesa Civil do município, a média da precipitação pluviométrica registrada na cidade foi de 45 milímetros, o que corresponde ao total de 30% do esperado para todo mês de fevereiro, considerando a média histórica de 150mm.
O índice pluviométrico acumulado em fevereiro até a manhã desta sexta-feira (16) na cidade, conforme informação da Defesa Civil, é de 70 mm. “A chuva nesta quinta-feira em Patos aconteceu em um intervalo de tempo amplo, cerca de três horas, algumas ruas ficaram alagadas, mas não houve nenhum chamado registrado na defesa civil. É natural a formação de pontos de alagamentos em algumas áreas da cidade em momentos de chuva, no entanto, a orientação é que a população não passe por esses locais”, disse Otaviano Ferreira, coordenador da Defesa Civil.
>>> Chuvas atingem 71 municípios da Paraíba
Um dos pontos que ficaram alagados na cidade durante a chuva foi a rua vereador Joaquim Leitão, localizada Centro. Um vídeo publicado nas redes sociais mostra o grande volume de água descendo pelo trecho da rua no momento da chuva. A via fica na lateral de um shopping. Segundo a Defesa Civil, algumas pessoas que estavam no estacionamento ficaram presas devido a chuva, mas logo conseguiram sair com o ecoamento da água.
Chuva nas últimas 24 horas
De acordo com o relatório de monitoramento de chuvas referente as últimas 24 horas da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), o maior índice pluviométrico registrado em todo o estado aconteceu na cidade Patos, seguido dos municípios de Catingueira (40mm), Cajazeirinhas (40mm), Emas (37,7mm), Olho D'Água (34,6mm) e Bonito de Santa Fé (33mm), todos localizados no Sertão.
Previsão
A meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, explica que as chuvas registradas no Sertão são esperadas esse mês, considerando o início do período chuvoso na região. "Esse período marca o início do inverno para o Sertão, as precipitações então são consideradas comuns. Vale dizer também que a previsão indica a condição de chuva em pontos isolados, ou seja, pode chover em determina área e outra não ”, disse.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para região do Sertão durante todo fim de semana, conforme indica o aviso meteorológico. "Nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Temperaturas estável, miníma de 21ºc e máxima de 32ºC/34ºC".
Comentários