ECONOMIA
Vendas em baixa já prolongam promoções
Para estimular os consumidores, lojas de shopping e do comércio de João Pessoa mantém anúncios de promoções.
Publicado em 16/04/2013 às 6:00
A menos de um mês para o Dia das Mães e já na metade do quarto mês do ano, as vitrines das lojas de shopping e do comércio de João Pessoa ainda estão com anúncios de promoções. A estratégia dos lojistas vem para estimular o consumidor que passou a comprar menos no varejo e a dar mais prioridade às dívidas e aos gastos essenciais.
Segundo o gerente de uma loja de calçados na capital, Leandro Quintans, a extensão da 'liquidação de verão' até o final de abril foi uma decisão empresarial. “Tivemos uma queda expressiva do fluxo do comércio. As pessoas se endividaram muito em 2012 e o orçamento familiar ficou mais estreito. Além disso, março e abril são meses com ausência de datas comemorativas”, explicou.
Na loja em que Leandro trabalha, os preços caíram em até 90%. “O preço é o grande atrativo para o consumidor. Se o empresário deseja continuar crescendo aqueles 20% ao ano sobre o ano anterior, precisa pensar nas alternativas. Para nós, gerentes, a tarefa é deixar a loja pronta e atrativa para o cliente”, comentou.
Sobre o assunto, o especialista em varejo do Sebrae-PB, Fábio Jorge, a queda proposital dos preços é mesmo um reflexo da crise econômica que o país enfrenta. “Mas vale ressaltar que não é somente isto. A inflação não está tão acima do que foi visto nos últimos anos, o poder de compra não está tão reduzido. Há, portanto, aquelas empresas que querem mesmo atrair o cliente e incrementar as vendas neste momento, porém não existe necessariamente uma crise”, pontuou.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Eronaldo Maia, considera esse prolongamento das liquidações um movimento natural do mercado. “O lojista fará isto até que escoe seu produto antigo para atualizar o estoque. Não há nada de tão atípico, além disso, no próximo mês teremos o Dia das Mães que é sempre muito positivo para o comércio”, explicou.
DIA DAS MÃES
Com as vendas do Dia das Mães, o gerente Leandro Quintans espera vender 20% mais do que o ano anterior. “O comércio começa a aquecer a partir de agora e, embora não exista nada confirmado até agora, poderemos dar continuidade à liquidação até lá”, disse.
Para a vendedora de roupas, Patrícia Gomes, a expectativa é a mesma. “A procura deve aumentar, então a liquidação deve seguir até o final de abril. Mas se não houver a reação esperada, pode ser que existam algumas promoções”, contou.
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