icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Dengue faz 4ª vítima

Dados da SES apontam mais uma morte e crescimento no número de notificações da doença de 2.289 casos para 2.840.

Publicado em 25/04/2013 às 6:00 | Atualizado em 13/04/2023 às 14:53


Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) mostram que os casos suspeitos de dengue seguem tendência de crescimento na Paraíba. De janeiro até 20 de abril deste ano, foram notificados 2.840 casos de dengue, enquanto no boletim anterior, com dados até 30 de março, havia 2.289. Ou seja, em apenas 20 dias, foram notificados 551 novos casos suspeitos. A Secretaria também confirmou que subiu para quatro os casos de morte por dengue no Estado.

Ainda em relação ao número de óbitos, as ocorrências foram em João Pessoa, Arara, Salgado de São Félix e Alhandra, todos com um caso. Outros cinco óbitos por dengue estão em investigação nos municípios de João Pessoa, Santa Rita, Conde, Alagoa Grande e Mari. Um óbito já foi descartado em João Pessoa.

De acordo com a SES, das ocorrências suspeitas de dengue, 2.652 são do tipo clássico da doença, 23 casos de dengue com complicações, 6 casos de febre hemorrágica da dengue, dois de síndrome do choque da dengue e 157 casos foram descartados.

Ainda segundo dados da SES, os municípios com alta taxa de incidência da dengue e que apresentam risco de infestação com o Índice de Infestação Predial (IIP) maior que 3,9% são Conde, Jacaraú, Mataraca, Araçagi, Araruna, Belém, Casserengue, Mulungu, Solânea, Areia, Serra Branca, Maturéia, São Mamede, Nova Olinda e Sousa.

Os municípios que apresentam IIP entre 1% e 3,9%, ou seja, que apresentam médio risco e estão e em alerta são Cabedelo, Itapororoca, Alagoinha, Bananeiras, Cacimba de Dentro, Caiçara, Campo de Santana, Cuitegi, Dona Inês, Duas Estradas, Guarabira, Lagoa de Dentro, Pirpirituba, Riachão, Serra da Raiz, Sertãozinho, Campina Grande, Taperoá, Sumé, Piancó, São João do Rio do Peixe, Marizópolis, Pombal, Santa Cruz e São José da Lagoa Tapada.

De acordo com a gerente operacional de Vigilância Epidemiológica da SES, Bernadete Moreira, a secretaria está desenvolvendo diversas ações no sentido de combater a dengue. “A qualificação no Manejo Clínico da Dengue com Classificação de Risco está sendo realizada nas quatro Macrorregiões do estado, para médicos e enfermeiros da rede assistencial. Durante os meses de fevereiro e março, tivemos mais de 500 profissionais qualificados e que estão repassando essas informações nos municípios e nos demais espaços assistenciais”, conta.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp