VIDA URBANA
Porto de Cabedelo se prepara para combater casos de gripe suína
Após aviso do comandante de suspeita de caso, técnicos aptos da Anvisa e devidamente equipados, irão receber o paciente e encaminhá-lo ao HU.
Publicado em 28/04/2009 às 15:56
Da Redação
O Porto de Cabedelo já está preparado para o combate da gripe suína. No posto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) instalado no Porto, há funcionários aptos a receber pessoas com suspeitas da doença. O hospital para onde os casos serão encaminhados é o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU), localizado na UFPB.
A necessidade do atendimento será previamente avisado pelo comandante dos navios, que ao perceber algum caso sintomático, irá informar à Anvisa que prontamente estará com uma equipe de técnicos devidamente equipados com máscaras esperando o paciente desembarcar.
O Hospital apto na Paraíba para receber pacientes com os sintomas da Influenza (nome da gripe) é o HU. Ele foi o único a obedecer ao critério de referência, que é possuir estrutura que detectem a doença de forma precoce, equipamentos para o tratamento e área para isolamento, se necessário, do paciente.
Casos Suspeitos
Subiu para 20 o número de casos de brasileiros que estão sendo monitorados pelo Ministério da Saúde diante da possibilidade de gripe suína. Segundo a assessoria do ministério, o total de casos chegou a 22, mas dois deles, identificados no estado de São Paulo, foram descartados para a doença.
Até o momento, oito estados têm registro de casos em observação – três pessoas no Amazonas, duas na Bahia, três em Minas Gerais, uma no Pará, quatro no Paraná, duas no Rio de Janeiro, duas no Rio Grande do Norte e três em Santa Catarina.
Comentários