VIDA URBANA
Hemocentro inicia ações de coletas externas de sangue nesta terça-feira
Atendimento ao público acontece das 8h às 16h; saiba como se tornar um doador.
Publicado em 06/03/2018 às 9:32 | Atualizado em 06/03/2018 às 11:52
O Hemocentro da Paraíba realiza nesta terça-feira (6) a coleta externa de sangue no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. A ação tem como objetivo sensibilizar a população e ampliar o estoque de bolsas de sangue durante esse mês. O serviço de coleta pela equipe acontece das 8h às 16h.
Outras três ações também estão programada para o mês de março, sendo duas através do trabalho da 'Caravana Solidária', que fará a coleta na quarta-feira (7) no Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), das 12h às 17h, e no dia 23 deste mês, na sede da Faculdade de Ciências Médicas de Itapororoca, a partir das 8h.
A outra coleta externa acontece no dia 17 de março, na sede do Abutre’s Motoclube, localizado no bairro Valentina Figueiredo, na cidade de João Pessoa, das 8h às 16h. O Hemocentro da Paraíba também realizou ações de coleta externa de sangue durante o mês de fevereiro.
Caravana Solidária
A 'Caravana Solidária' é um serviço oferecido pelo Hemocentro da Paraíba para pessoas que se organizam em grupos para doação de sangue. A ação consiste na disponibilidade de um veículo para o transporte de doadores de um local previamente agendado até a unidade do Hemocentro. Depois da doação, as pessoas são levadas de volta ao local de origem pelo transporte.
O agendamento das campanhas para doação de sangue através dos serviços de coleta externa e da 'Caravana Solidária' pode ser realizado através do Serviço Social do Hemocentro da Paraíba, pelo telefone (83) 3218-7698. “A coleta externa e a Caravana Solidária são duas possibilidades de serviços que disponibilizamos de maneira estratégica para aumentar o número de doações”, ressaltou Elaine Santana, coordenadora do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro.
Como doar?
Para se tornar um doador é preciso estar em boas condições de saúde, ter a idade mínima de 16 anos e pesar pelo menos 50 quilos. Menores de 18 anos devem realizar o processo acompanhados pelos pais ou um dos responsáveis legais. A idade limite para doação é de 69 anos.
Antes do processo de doação, o voluntário deve apresentar um documento de identificação com foto e preencher um cadastro com informações pessoais, incluindo, o procedimento de avaliação médica.
A coleta do sangue demora em média até 15 minutos. De cada pessoa é retirada a quantidade de 450 ml de sangue, o suficiente para salvar a vida de até quatro pessoas.
Comentários