VIDA URBANA
Sisu: inscrições crescem 312%
Na Paraíba o número de inscritos no Sisu pasou de 12.655 para 52.220, ou seja, houve um aumento de 312% na procura.
Publicado em 26/06/2012 às 6:00
Começa na próxima sexta-feira o período de matrícula dos convocados na primeira relação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que foi divulgada ontem. Os estudantes terão da próxima sexta-feira até 9 de julho para procurar a instituição para a qual foram classificados e confirmar a inscrição. Eles já começarão a assistir às aulas no segundo semestre deste ano.
Nova lista de convocados será publicada no dia 13 de julho.
Na Paraíba, o número de inscritos para as vagas do Sisu, no segundo semestre deste ano, aumentou em 312% em relação ao mesmo período do ano passado. Em junho de 2011, o sistema recebeu os cadastros de 12.655 estudantes do Estado. Doze meses depois, esse número subiu para 52.220.
Na opinião de especialistas, o crescimento é resultado da eficiência das políticas públicas adotadas pelo governo, com a finalidade de facilitar o acesso ao ensino superior. “O Sisu é uma oportunidade para o aluno que não tem condições de pagar pelo estudo, de ingressar numa instituição pública. Em muitos casos, são jovens que tentaram ingressar no curso superior através de outros processos e que não tiveram êxito. Por isso, veem o Sisu como uma chance e aproveitam essa nova alternativa dada pelo governo”, analisa o coordenador de Escolaridade da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Elias Severino Sobrinho.
Esta já a segunda vez deste ano que o Sisu realiza seleções para convocar estudantes para o ensino público superior, no país. Em todo o Brasil, foram ofertadas 30.548 vagas em 56 instituições públicas. A oferta foi distribuída entre universidades estaduais e federais e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
Na Paraíba, essas três modalidades totalizaram 1.180 vagas, que foram espalhadas por 16 municípios. Elas foram disputadas por 52.220 estudantes. Devido à quantidade de inscritos, o Estado ficou na oitava posição no ranking nacional de localidade com maior número de cadastros do Brasil.
Das três instituições paraibanas que ofereceram vagas através do Sisu, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB) foi a mais procurada e recebeu 30.405 do total de inscritos no Sistema. Em segundo lugar apareceu a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com 17.100 cadastros, e em terceiro, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com 4.715 inscritos.
Segundo Elias Sobrinho, a UFPB ofereceu mais de 1.500 vagas no Sisu. No entanto, a maioria dessa oferta foi preenchida na primeira edição da seleção, que ocorreu no começo deste ano.
“Ao todo, a UFPB disponibilizou 1.508 vagas para o ingresso de alunos através do Sisu em 2012. Mas cerca de 90% já foram preenchidas no começo do ano, com estudantes que ingressaram na instituição no primeiro semestre letivo. Do total de 1.508 vagas, sobraram 158 que foram oferecidas novamente agora e deverão ser preenchidas no segundo semestre deste ano”, declarou.
Como os docentes da instituição federal estão em greve, Sobrinho disse que não há como precisar a data certa do início das aulas. No entanto, destacou que os convocados pelo Sisu são obrigados a realizar a matrícula nos prazos determinados pelo Ministério da Educação (MEC).
Criado em 2009 pelo governo federal, o Sisu é um sistema que facilita o acesso de estudantes ao ensino superior. O ingresso é feito a partir da seleção das notas obtidas pelos candidatos que realizaram o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Através do sistema, o estudante pode fazer até duas opções de curso e acompanhar a seleção pela internet.
Outras informações podem ser obtidas pelo site (www.sisu.mec.gov.br) e através do número 0800-616161.
Comentários