VIDA URBANA
Mobilização vai deixar mais de 450 mil estudantes sem aula
Os professores vão realizar uma greve geral nos dias 14, 15 e 16 de março. A paralisação deve deixar mais de 450 mil alunos sem aulas durante três dias.
Publicado em 03/03/2012 às 8:00
Os professores da rede estadual vão realizar uma greve geral do ensino básico nos dias 14, 15 e 16 de março. A paralisação deve deixar mais de 450 mil alunos sem aulas durante três dias.
A participação na mobilização, que acontece em todo o país, foi decidida em assembleia realizada ontem em João Pessoa no Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (Sintep-PB).
Os professores reivindicam a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na Educação, previsto no Plano Nacional de Educação (PNE) que aguarda aprovação no Congresso Nacional. Atualmente, o governo federal aplica 4,3% do PIB na Educação e já assinalou que pode estender o volume de recursos para até 7%, mas os professores lutam para garantir investimentos de 10% do PIB.
Segundo um dos diretores do Sintep-PB, Paulo Xavier, os professores da rede estadual programaram assembleias regionais nos próximos dias 14 e 15. Já no dia 16, a categoria vai promover uma assembleia estadual na sede do Sintep, às 15h, e, em seguida, realizará uma passeata que seguirá em direção à sede do governo estadual no Palácio da Redenção, em João Pessoa. A ação vai contar com apoio de várias entidades, entre eles o Fórum de Entidades de Servidores Estaduais.
Além da aplicação do PIB, os professores querem o pagamento do piso nacional do magistério no vencimento e a aprovação do PNE que tramita no Congresso Nacional desde 2010.
Comentários