icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Empasa abre Semana Paraibana de Alimentação na Capital

Índice reduzido de desperdício nas Centrais de Abastecimento da PB será enfocado no evento.

Publicado em 13/10/2009 às 19:25

Da Secom-PB

O índice de desperdício nas Centrais de Abastecimento da Paraíba, em João Pessoa, Campina Grande e Patos, administradas pela Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa), não chega a 5% do que é comercializado. O exemplo da estatal é um dos enfoques da 2ª Semana Paraibana da Alimentação a ser aberta nesta quarta-feira (14), às 8h30, no auditório da estatal no bairro do Cristo Redentor, na Capital, com a presença de autoridades e representantes de entidades de classe.

O presidente do Conselho de Segurança Alimentar na Paraíba (Consea-PB), Marçal Cavalcanti, revela que a metodologia do evento será debater e discutir através de mesas-redondas com a participação de órgãos que lidam com as atividades de abastecimento e segurança alimentar, como também com a participação da sociedade civil e beneficiários de programas da área, a construção de um plano. “Pois está faltando uma política pública para nortear as ações na área de segurança alimentar e abastecimento”, lembra.

“O papel da Empasa neste contexto é bastante relevante pelas informações sobre volume comercializado, entre outras, geradas nas Centrais de Abastecimento. E o Brasil depende destas informações para formular as ações em benefício do setor,” destaca Marçal.

Público

Ele informa que está sendo esperada a participação de 100 pessoas durante os três dias do evento. Para isso, foram convidados especialistas, técnicos e gestores que lidam com segurança alimentar e abastecimento.

O presidente da Empasa, Germano Targino, adianta que para melhorar a qualidade das informações geradas nos três entrepostos de comercialização foi formada uma equipe interna de trabalho, que executará um plano de capacitação para treinar os orientadores de mercado e outros profissionais que estão envolvidos na área. “Além disso, estamos implantando um programa nas portarias das centrais de abastecimento para mostrar com fidelidade o volume de produtos, arrecadação, entre outros,”, observa.

Germano ressalta ainda que a Empasa vai montar um Banco de Dados com as informações geradas nas unidades de comercialização e, via Internet, disponibilizará essas informações para o Programa de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

A 2ª Semana Paraibana de Alimentação tem como tema ‘Segurança Alimentar em Época de Crise’ e está sendo promovida pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Governo do Estado, através da Empasa, e Consea.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp