ECONOMIA
Endividamento de família é de 57,8%
Mesmo com ligeira alta em relação ao mês de fevereiro, percentual ficou abaixo do índice registrado no mesmo período em 2011.
Publicado em 22/03/2012 às 6:30
O percentual de famílias endividadas registrou ligeira alta em março, situando-se em 57,8%, contra 57,4% em fevereiro, mas permaneceu abaixo do índice de 64,8% observado no mesmo mês de 2011. O dado consta da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada ontem pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). “Apesar dessa ligeira alta, as famílias ainda estão relutantes em aumentar seu endividamento”, afirma a economista da CNC Marianne Hanson.
A mesma pesquisa também mostra uma alta, entre fevereiro e março, no percentual de famílias com contas ou dívidas em atraso, mas ainda assim em um patamar inferior ao registrado em março do ano passado. Já o percentual de famílias sem condições de pagar suas contas recuou para 6,7%, o menor índice observado da pesquisa da CNC, em janeiro de 2010.
De acordo com a pesquisa, a alta no endividamento deu-se integralmente na faixa de renda inferior a dez salários mínimos, interrompendo uma sequência de quatro meses em queda.
Comentários