icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Com novo decreto, ICMS de dezembro pode ser pago em 3 parcelas

Governador Cássio Cunha Lima assinou decretos que parcelam o ICMS e que adotam novo sistema simplificado de cobraça para as revendedoras e concessionárias de carros usados.

Publicado em 24/12/2008 às 7:48

Jean Gregório, do Jornal da Paraíba

O governador Cássio Cunha Lima assinou na terça-feira (23), no Palácio da Redenção, dois decretos que vão beneficiar o comércio varejista da Paraíba. Pelo sexto ano consecutivo, foi parcelado o pagamento do ICMS das vendas de dezembro em três vezes para os comerciantes. O segundo decreto trata de um novo sistema simplificado de cobrança do ICMS para as revendedoras e concessionárias de carros usados.

O novo decreto, que muda a sistemática de cobrança do ICMS sobre o comércio de carros usados abrange as revendedoras (pequenas, médias e grandes) e as concessionárias de veículos, foi inspirado no modelo do sistema de cobrança adotado no Estado do Ceará. De acordo com Milton Soares, o novo sistema abrange cobrança progressiva e simplificada para pequenas, médias e grandes revendedoras de acordo com o número de veículos em cada estabelecimento.

“As empresas revendedoras de carros usados que guardam até sete veículos (pequenas empresas) terão um recolhimento mínimo de R$ 419 do ICMS/mês. Esses valores vão crescendo até chegar àquelas que guardam 22 veículos, que pagarão R$ 1.912 enquanto as concessionárias que trabalham com carros usados podem optar tanto pelo novo sistema de cobrança simplificado ou então pela legislação anterior”, explicou Milton Soares ao informar que a medida não terá redução de recolhimento de receita do Estado, mas ajustes necessários no segmento.

O decreto prevê o parcelamento do ICMS das operações do comércio varejista realizada durante o mês de dezembro em três meses (entre janeiro a março). “Trata-se de uma medida que vem sendo adotada desde que Cássio Cunha Lima assumiu o Governo do Estado, em 2003, a fim de dar um fôlego no capital de giro de cada empresa”, disse Milton Soares. O ICMS de dezembro, mais gordo devido às vendas do Natal, será parcelado em janeiro, fevereiro e março.

O presidente da Federação do Comércio, Turismo, Bens e Serviços do Estado da Paraíba (Fecomércio-PB), Marconi Medeiros falou sobre os “números positivos” do comércio varejista paraibano neste ano, divulgados pelo IBGE na semana passada, que colocou a Paraíba na primeira posição na taxa de crescimento do comércio varejista no acumulado do ano com 14,4% de janeiro a outubro.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp