POLÍTICA
Centro de Convenções impulsiona destino JP
Capital paraibana entra no circuito dos grandes eventos do 'turismo de négócios'.
Publicado em 20/02/2014 às 6:00 | Atualizado em 06/07/2023 às 12:32
Apesar das belezas naturais que possui, a cidade de João Pessoa, por muitos anos, ficou em desvantagem diante de outras capitais do Nordeste quando o assunto era turismo de negócios e eventos. Mas com a chegada do Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, na PB-008, essa deficiência vem sendo superada. A capital paraibana passou a ser uma forte candidata a receber eventos de grande porte.
Exemplo disso é que, em novembro do ano passado, o Centro de Convenções, símbolo do desenvolvimento turístico e econômico do Estado, sediou o IV Congresso Brasileiro de Tratamento de Feridas, evento que reuniu mais de três mil participantes. De acordo com Marcelino Medeiros, da Project Manager, responsável por trazer o evento para João Pessoa, a ideia da SOBENFeE, entidade promotora, era realizar o evento na capital paraibana. Os organizadores visitaram a cidade, mas não encontraram nenhum lugar que atendesse às necessidades do congresso.
Contudo, a equipe recebeu a informação de que o Centro de Convenções estava em construção, com previsão de entrega para antes da realização do evento. “Quando conhecemos o local, não pensamos duas vezes e arriscamos. Deu tudo certo e o evento foi um sucesso”, afirmou Medeiros. As edições anteriores do congresso foram realizadas no Rio de Janeiro (2007); Bahia (2009); e Rio de Janeiro (2011). “A cidade de João Pessoa entrou para a história do nosso evento, graças ao Centro de Convenções”, declarou.
Quando o congresso terminou, segundo Medeiros, não faltaram elogios dos participantes ao local. “A infraestrutura é ótima para atender eventos de grande porte, e quando tiver comércio e hospedagem próxima vai ficar ainda melhor. Acredito que isso se torne realidade em pouco tempo”, comentou.
A próxima edição do Congresso de Tratamento de Feridas vai ser realizada em Florianópolis, em 2015, mas Marcelino Medeiros revelou que pensa em trazer outros eventos para o Centro de Convenções. “Foi uma experiência muito positiva e pretendemos voltar em breve para realizar outros eventos em João Pessoa. A cidade é ótima, assim como o Centro de Convenções”, frisou. Medeiros conheceu a capital paraibana por conta do evento e disse que ficou encantado com as praias e a boa receptividade do povo.
O equipamento turístico, que deve ser concluído até junho deste ano (com a entrega do teatro para 3.042 lugares), vai sediar outros eventos de destaque nacional e internacional. Segundo o gerente-executivo de operações do Convention Bureau de João Pessoa, Ferdinando Lucena, o Centro de Convenções veio preencher uma lacuna que existia no setor de turismo.
“O mercado de eventos da Paraíba necessitava de um equipamento moderno, versátil e arrojado que conseguisse atrair eventos e gerar negócios para os diversos segmentos, gerando emprego e aquecendo a economia”, disse.
ESTRUTURA ATRAI TURISMO DE NEGÓCIOS
Com o Centro de Convenções, os empresários ligados direta ou indiretamente ao turismo pretendem compensar todo o tempo em que a cidade ficou sem receber feiras, congressos e simpósios de médio e grande porte. “Perdemos muitos eventos, principalmente da área médica, que contam com 3, 4, 5 mil pessoas. E vale destacar que os profissionais que vêm participar de eventos geralmente trazem os acompanhantes. A cidade deixou de ter um fluxo turístico sustentável e de receber investimentos e negócios”, declarou Ferdinando Lucena.
Segundo ele, o turista de negócios deixa três vezes mais dinheiro na cidade que o turista de lazer. “É importante lembrar que esses dois tipos de turismo estão interligados. O participante de um evento conhece a cidade a trabalho, mas gosta tanto que acaba voltando de férias, trazendo a família”, comentou Lucena. É uma espécie de 'efeito dominó' muito satisfatória para a economia.
Com a experiência de vender o destino João Pessoa lá fora, Ferdinando Lucena afirmou que antes do Centro de Convenções a capital era 'tímida', não tinha força na prateleira comercial das grandes agências e operadoras voltadas para viagens corporativas. “Com a chegada do centro, as ações que até então não aconteciam em prol desse segmento, começam a acontecer na Paraíba. A cidade de João Pessoa definitivamente entrou na rota da competitividade”, frisou.
CAPITAL GANHA EM COMPETITIVIDADE
A agenda de eventos no Centro de Convenções é disputada.
Congressos, feiras e simpósios serão realizados no local nos próximos meses. Destaque para a Copa do Mundo de Robótica (Robocup 2014), em julho deste ano. O evento, que acontece pela primeira vez no Brasil, vai reunir cerca de quatro mil pessoas de vários países. O Robocup é um dos maiores eventos de tecnologia do mundo.
Para ser escolhida, João Pessoa disputou com Fortaleza, e cidades asiáticas, e conseguiu sair na frente por responder ao questionário de maneira mais qualificada, conforme explicou Ferdinando Lucena, do Convention Bureau. Com o Robocup, a cidade vai receber cientistas, professores e estudantes de todo o mundo. Graças à sua estrutura e organização, o Centro de Convenções vai tornar possível a realização de um evento internacional de grande porte na Paraíba.
Antes do Robocup, o Centro vai sediar o 31º Congresso Brasileiro de Jornalistas de Turismo. Profissionais de diversos veículos de todo o país se encontrarão em maio, no Centro de Convenções. Uma oportunidade e tanto para João Pessoa se destacar ainda mais no cenário nacional e internacional, pois motivos para isso não faltam. A capital paraibana ganhou a disputa com Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para os empresários do setor não há dúvidas de que uma nova história começou a ser escrita na Paraíba, que desponta como cobiçado destino turístico – e o Centro de Convenções tem muito a ver com isso.1q
Comentários