VIDA URBANA
Parque do Povo terá biometria facial e contador digital em entradas
Programação oficial do São João será divulgada no dia 4 de abril.
Publicado em 19/03/2018 às 10:10 | Atualizado em 20/03/2018 às 8:29
A tecnologia vai ajudar na segurança dos forrozeiros que frequentarem o Parque do Povo este ano, durante o Maior São João do Mundo. Além do número ampliado do uso de câmeras de monitoramento anunciado pela Prefeitura, o espaço vai receber em suas áreas de acesso um sistema de “biometria facial” para identificação visual do público.
Este mesmo procedimento será executado em áreas como o Terminal de Integração e no sistema de transportes coletivos da cidade. O objetivo da medida é reforçar o trabalho de segurança dos órgãos durante os festejo juninos da cidade, programado para acontecer de 1º de junho a 1º de julho.
Também vai ser utilizado um equipamento para contagem do número de participantes da programação do Maior São João do Mundo, a fim de evitar a superlotação e problemas com a segurança. Todas essas novidades foram anunciadas na sexta-feira (16), durante reunião integrada sobre a segurança pública do evento. O encontro aconteceu no auditório do Ministério Público Estadual.
A reunião foi aberta pelo prefeito Romero Rodrigues, que comentou o uso da tecnologia na “biometria facial” e sobre o contador eletrônico. “De forma digital ou eletrônica, vamos saber com precisão o volume de público presente ao Parque do Povo, medida fundamental para, por exemplo, se for o caso, haver a necessidade de fechamento dos portões do Parque do Povo. Então a contagem eletrônica vai ajudar e muito a questão da segurança”, afirmou o prefeito.
Integração
O comandante Regional do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Josilene Sales, disse que a corporação vai trabalhar no combate preventivo a incêndio e outros problemas estruturais, bem como atuar com o “contador eletrônico”, a fim de evitar a superlotação, principalmente na parte superior onde ocorrem os grandes shows. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, estima que a capacidade da área total do Parque do Povo pode chegar a 70 mil pessoas.
O comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, coronel Cunha Rolim, ressaltou que as polícias vão trabalhar de forma integrada e em parceria com o Ministério Público, Guarda Municipal e empresa de segurança privada. Os trabalhos vão ser concentrados no Distrito Integrado de Segurança Pública (DISP), no Parue do Povo.
O gestor da Região Integrada de Segurança Pública (Reisp), promotor de Justiça Osvaldo Lopes Barbosa, espera que o uso da tecnologia melhore a segurança. Ele acrescentou que a reunião foi muito proveitosa e outras serão realizadas tendo o objetivo de proporcionar à população um evento seguro e tranquilo. A próxima reunião vai ser no dia 23.
Comentários