VIDA URBANA
Paraíba registra chuva em apenas 14 municípios no dia de São José
Tradição popular diz que chuva neste dia é sinal de boa colheita no campo.
Publicado em 20/03/2018 às 11:38 | Atualizado em 20/03/2018 às 14:38
O estado da Paraíba registrou chuvas em apenas 14 dos 223 municípios durante o Dia de São José, celebrado pelos católicos na última segunda-feira (19). Pela tradição, a chuva neste dia representa um sinal positivo para o desenvolvimento do plantio no campo e a colheita no período de São João. O balanço foi divulgado nesta terça-feira (20).
Segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), o maior índice pluviométrico foi registrado no município de Bom Jesus, na região do Alto Sertão, que acumulou 38,5 milímetros.
>>> Agricultores celebram dia de São José e pedem chuvas para colheita de lavouras
Foram registradas ainda chuvas nos municípios de Cachoeira dos Índios (27,6 mm); Cajazeiras (17,6 mm); Sousa (15,3 mm) e Marizópolis (11,0 mm), todos localizados na região do Alto Sertão da Paraíba. Segundo a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, o registro de chuvas sobre os municípios do estado confirmou o indicativo positivo da previsão do tempo divulgada pelo órgão. “A expectativa era de chuvas isoladas em algumas áreas do estado e isso aconteceu”, explicou.
Municípios com registro de chuvas
Bom Jesus - 38,5 mm
Cachoeira dos Índios - 27,6 mm
Cajazeiras - 17,6 mm
Sousa - 15,3 mm
Marizópolis - 11,0 mm
Poço Dantas - 3,9 mm
Triunfo - 3,7 mm
Malta - 3,4 mm
Santa Cruz - 3,2 mm
São Mamede - 2,2 mm
São José de Piranhas - 2,2 mm
Bonito de Santa Fé - 1,4 mm
Mato Grosso - 1,0 mm
Santa Helena - 0,7 mm
Previsão
Sobre a previsão para os próximos dias, a meteorologista informou que as chuvas devem voltar nas regiões do estado com maior intensidade. “A previsão para o período do fim deste mês e início de abril, especialmente, nas regiões do Alto Sertão, Cariri, Curimataú e Sertão é de chuvas mais intensas, no entanto, mantendo a característica de registro em pontos isolados. É importante ressaltar também que a partir de abril inicia o período chuvoso nas áreas do Brejo, Agreste e Litoral da Paraíba", ressaltou Marle Bandeira.
Comentários