COTIDIANO
Ibope faz duas pesquisas e diz que "oscilações nessa época são normais"
Após coligação de Ricardo ter questionado pesquisa, Ibope emite nota e esclarece que universo das pesquisas são diferentes e que houve um crescimento de Maranhão.
Publicado em 30/08/2010 às 18:17 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:35
Da Redação
Após a coligação Uma Nova Paraíba, encabeçada por Ricardo Coutinho (PSB), protocolar uma representação questionando os números do Ibope publicados pela Rede Paraíba de Comunicação no último dia 27, o instituto emitiu nota oficial explicando que fez uma outra pesquisa sem fins de publicação, mas ponderou que os universos são diferentes e que nesta época as oscilações dos números são naturais.
"Nesse momento da campanha, essas oscilações ocorridas nos parecem totalmente dentro da normalidade", diz a nota.
O Ibope ainda informou que a outra pesquisa contratada sem fins de publicação ocorreu no universo de 812 eleitores, enquanto que a divulgada pela Rede Paraíba foi feita com 1.204 entrevistados.
Confira na íntegra a nota abaixo ou clique aqui para ler a versão em PDF
São Paulo, 30de agosto de 2010
Comunicado à imprensa
O IBOPE Inteligência informa que realizou pesquisa sem fins de divulgação no Estado da Paraíba entre osdias21e 23de agosto e entrevistou 812eleitoresdo Estado.Pelo seu período de campo, essa pesquisa - que não está registrada - ouviu eleitores expostos apenas ao programa eleitoral do dia 20 de agosto e, em parte, também o do dia 22.
Já entre os dias 24 e 26 de agosto o IBOPE Inteligência realizou outra pesquisa para divulgação, contratada pela TV Cabo Branco, com 1.204 entrevistas.
Portanto, o período de campo dessa pesquisa conseguiu captar melhor o impacto da propaganda eleitoral dos candidatos, uma vez que nesse espaço foram exibidos
três dias de programas de candidatos ao governo da Paraíba.O contexto nesses últimos dias, conforme detectado pelo IBOPE em vários outros Estados, foi mais
favorável a candidaturas associadas com o Presidente Lula, como parece ser o caso da candidatura de Zé Maranhão.
Nesse momento da campanha, as oscilações ocorridas nos parecem totalmente dentro da normalidade.
Outro ponto importante de ser observado é que, com apenas dois candidatos fortes nessa disputa eleitoral, a mudança ocorrida aparece como se os dois já estivessem no segundo turno: qualquer oscilação de um ponto para um gera movimento inverso para o outro e dobra a distância entre eles.
Permanecemos à inteira disposição, por meio de nossa assessoria de imprensa e área de comunicação institucional (contatos abaixo), para o esclarecimento de dúvidas sobre o IBOPE.
Atenciosamente,
Márcia CavallariNunes
CEOdo IBOPEInteligência
Comentários