VIDA URBANA
Sertão apresenta maior índice de chuvas no mês de abril na Paraíba
Chuvas ajudaram a abastecer os açudes do estado.
Publicado em 30/04/2018 às 18:10
O sertão paraibano foi a região que apresentou a maior média de chuvas no mês de abril. De acordo com os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) foi registrado uma média de 300,1 mm de chuva no mês, um aumento de 66,7% na média histórica para o período.
A segunda região que registrou uma maior média de chuvas foi a Mata paraibana, com uma média de 253,2 mm, seguida pela Borborema, com 247,4 mm e por fim o Agreste paraibano, com 183,4 mm de chuvas.
Entre os municípios o que apresentou maior precipitação foi em Taperoá, no mês de abril foi registrado pela Aesa, 483,1 mm de chuvas. Um volume de chuva mais de três vezes maior do que a média para a localidade. A capital paraibana foi a segunda cidade em que mais choveu no estado. João Pessoa contabilizou 369,7 mm de chuva no mês.
As últimas chuvas no estado favoreceram o abastecimentos de água em algumas regiões da Paraíba. A Operação Carro-pipa foi suspensa pelo Exército a partir desta segunda-feira (30) em comunidades rurais de Campina Grande e outros 17 municípios das regiões Agreste, Cariri e Sertão da Paraíba.
Boqueirão e Coremas
Durante o mês de abril, com o bom volume de chuvas, o Açúde Epitácio Pessoa, mais conhecido como Boqueirão, dobrou de volume. No dia 1º de abril, o açude registrava 69,96 milhões de metros cúbicos de volume. Nesta segunda-feira (30), o açude registra 144,64 milhões de metros cúbicos de volume de água e 35,13% de sua capacidade total.
O açude de Engenheiros Ávidos, em Cajazeiras, triplicou de volume. No início do mês o reservatório registrava 19,29 milhões de metros cúbicos de água. No último dia do mês já registra 65,08 milhões de metros cúbicos de água.
O maior açude paraibano, o açude de Coremas, registrava no dia 1º de abril 59,85 metros cúbicos de água. Com as chuvas, principalmente na região do Sertão paraibano, o reservatório atinge 116,36 milhões de metros cúbicos, o que equivale a 19,67% de sua capacidade total.
Comentários