icon search
icon search
home icon Home > esportes
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ESPORTES

#Vaitercopa

"Copa do Mundo é mesmo um barato. Mexe com as emoções até de quem não gosta de futebol" - veja crônica do editor de esportes do JP.

Publicado em 12/06/2014 às 6:00 | Atualizado em 30/01/2024 às 14:29

A Copa agora é uma realidade. Para quem duvidava - ou simplesmente torcia para a teoria do quanto pior melhor - vai ter que conviver com a maior festa do planeta. Mais até do que as Olimpíadas. Copa do Mundo é mesmo um barato. Mexe com as emoções até de quem não gosta de futebol e resolveu dar pitaco de quatro em quatro anos.

De uma hora para outra, a tua mãe ou a namorada, que nunca teve paciência de acompanhar os 90 minutos de um jogo, resolve comandar a torcida. E se mostra toda prosa, entendida do assunto. “É porque Neymar fez isso, Hulk fez aquilo, seria melhor se o Fred...”.

E eu que não sabia nem que ela conhecia os manos. Mas é essa inversão de valores que deixa a coisa mais gostosa. Isso é Copa, é diferente. E o Brasil precisou esperar 64 anos para ter o direito de sediar novamente a competição. A curar cicatrizes que insistem em doer tanto tempo depois. Porque mesmo que não estivéssemos no Maracanã, naquele fatídico 16 de julho de 1950, dificilmente não conhecemos a história de cor e salteado.

O tapa de Obdúlio Varela que silenciou o Maracanã.O gol de Zizinho, que poderia ser o novo herói nacional. A virada. Gigghia. Derrota. Dor. Pois é esse time de Neymar e Hulk que entra em campo hoje contra a Croácia que terá a chance de reescrever a história. Sete jogos separando da glória eterna. Um de cada vez.

Confio no Brasil. Não é o melhor time - e saber de suas limitações é o primeiro passo para compensar na raça, na entrega. Mas é o único que terá o apoio da torcida em todos os jogos. E não só aqueles que estarão no estádio, e sim de 200 milhões de apaixonados.

FESTA ESTÁ PRONTA

Antes da bola rolar para Brasil e Croácia, o mundo pode esperar uma grande festa no Itaquerão. O diretor artístico Franco Dragone, conhecido por seus trabalhos à frente do Cirque du Soleil, comandará a cerimônia. Coreografias envolvendo samba de roda, frevo, capoeira, danças gaúchas e samba de carnaval serão apresentadas, assim como o Freestyle com bolas de futebol.

O espetáculo deve durar em torno de 25 minutos e será encerrado com a performance da música oficial da Copa 2014, intitulada “We Are The One”, cantada por Jennifer Lopez, Claudia Leitte e pelo rapper PitBull. Para a festa, programada para começar às 15h15, 600 bailarinos e 50 atletas de ginástica acrobáticas de 12 a 28 anos vão apresentar, em 25 minutos, todos os tesouros da cultura nacional: a natureza, as pessoas e o futebol - uma paixão nacional. Cada um desses tesouros será representado por personagens e adereços, tendo como elemento principal uma “bola viva” de LED de oito metros, com mais de 90 mil clusters e 7 mil nits de luminosidade, e que se movimenta durante o show.

Entre os ritmos brasileiros que serão apresentados ao público estão o samba de roda, o frevo, a capoeira, danças gaúchas e o samba carnavalesco, que prometem encantar os olhos das cerca de 63 mil pessoas presentes no estádio, além dos espectadores que estarão diante da TV. Acrobatas de trampolins e pernas-de-pau integrarão o elenco do espetáculo, que trará a fauna e o folclore nacional como destaque. A diretora artística reponsável pelo show é a belga Daphné Cornez.

Semáforo

Sinal vermelho

Ele de novo - Blatter parece que gostou da brincadeira. No congresso da Fifa, em São Paulo, ele conseguiu derrubar o veto de redução da idade para concorrer à reeleição. De quebra, distribuiu US$ 200 milhões às federações nacionais.

Sinal amarelo

Tá pronto? - Na véspera da abertura da Copa do Mundo, o Itaquerão exibia um andaime colado numa das estruturas do estádio. Um elevador utilizado para os operários ainda está quebrado, dificultando a conclusão das obras.

Sinal verde

Astros liberados - Depois de tantos cortes, um alento. Dois dos principais jogadores da Copa do Mundo estão recuperados, casos do português Cristiano Ronaldo e do uruguaio Suárez. Ambos devem jogar na estreia de suas seleções.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp