ECONOMIA
Varejo cresce mas mantém vendas fracas
Pesquisa Mensal do Comércio mostra que em maio o crescimento no volume de vendas foi 6,2% superior em relação a maio de 2013.
Publicado em 17/07/2014 às 6:00 | Atualizado em 06/02/2024 às 16:58
No mês em que se comemora Dia das Mães, o volume de vendas no comércio paraibano registrou um crescimento de 6,2% em relação a maio do ano passado. O índice é inferior à taxa registrada no mesmo mês do ano passado (7,6%), mas superior à média do país (4,8%). No Nordeste, o estado teve o sexto maior crescimento, mas no acumulado ainda é o segundo mais fraco. Os números são referentes à Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada ontem.
Na comparação de maio com o mês anterior, as vendas também apresentaram uma pequena desaceleração, com um aumento no volume de vendas de 0,5%, empatada com a média nacional. Em abril, a Paraíba havia sido o Estado com maior crescimento mensal do Nordeste, ao lado de Pernambuco, com 0,7%. Em maio, o Estado ficou com o sexto maior crescimento.
Apesar do índice de maio, o crescimento do volume de vendas do varejo da Paraíba no acumulado do ano (4%) continua abaixo do país (5%). No mesmo período do ano passado, o varejo paraibano mantinha taxa mais forte (9,4%). No ranking do Nordeste, o Estado tem a penúltima colocação, ficando acima apenas da taxa de Sergipe (3,3%) .
Para a pesquisadora do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Juliana Paiva, a melhoria nas vendas foi ocasionada pelas datas comemorativas.
“Em maio, houve o Dia das Mães, que movimenta principalmente o varejo de móveis e eletrodomésticos. Como as promoções de televisores para a Copa do Mundo começaram no mês, também tiveram influência no crescimento”, comenta.
Já a desaceleração mensal, segundo ela, pode ser explicada pelo fato de a Semana Santa ter sido comemorada em abril, enquanto em 2013 foi comemorada em março.
Comentários