icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Prazo de convenções termina com cinco candidatos ao governo da Paraíba

Último dia para definição das chapas foi este domingo (5): veja como ficaram as composições.

Publicado em 05/08/2018 às 17:04 | Atualizado em 06/08/2018 às 13:34


                                        
                                            Prazo de convenções termina com cinco candidatos ao governo da Paraíba
29-07-2014 - São Paulo - Brasil - Eleitor segura o titulo eleitoral. O eleitorado brasileiro cresceu 5,17% nos últimos quatro anos, saltando de 135.804.433 votantes, em 2010, para 142.822.046 eleitores, divulgou hoje (29) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas. Monte Horebe realiza eleição suplementar para vereadores neste domingo (11). Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Cinco chapas vão concorrer ao cargo de governador da Paraíba nas eleições deste ano. O 'martelo foi batido' neste domingo (5) quando se encerrou o prazo para as convenções partidárias, de acordo com a legislação eleitoral. Agora começam a correr os prazos para oficialização junto à Justiça Eleitoral das candidaturas, o que deve ser feito até as 19h do dia 15. As eleições estão marcadas para o dia 7 de outubro, em primeiro turno, e no dia 28 de outubro, nos casos de segundo turno.

>>> Veja como ficaram as coligações nesta eleição

Apesar deste prazo mais elástico, uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral determina também que a "ata da convenção e a lista dos presentes serão digitadas no Módulo Externo do Sistema de Candidaturas (CANDex), desenvolvido pelo TSE, devendo a mídia ser entregue no tribunal eleitoral ou transmitida via internet pelo próprio CANDex, até o dia seguinte ao da realização da convenção". Com isso, os partidos que realizaram suas convenções neste fim de semana têm até esta segunda-feira (6) para apresentarem a mídia com suas atas ao Tribunal Regional Eleitoral.

Todas as atas devem ficar disponíveis no site do TRE.

>>> Veja todas as notícias das Eleições 2018

Veja por ordem de realização o resultado das convenções que definiram os candidatos ao governo:

Tárcio Teixeira (PSOL)

O primeiro partido a definir sua candidatura foi o Partido Socialismo e Liberdade (Psol), que lançou sua chapa no primeiro dia do prazo para realização das convenções, dia 2o de julho. E evento oficializou a candidatura de Tárcio Teixeira ao governo do estado da Paraíba e Adjany Simplício foi apresentada como candidata a vice-governadora.

Nelson Junior e Nivaldo Mangueira foram apresentados como os candidatos ao Senado Federal. A chapa 'Construir Poder Popular' é formada pela coligação com o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e Unidade Popular (UP).


				
					Prazo de convenções termina com cinco candidatos ao governo da Paraíba
Rama Dantas (PSTU)

Foi lançada oficialmente no sábado (4) a candidatura da chapa 'puro sangue' do PSTU para o governo da Paraíba e Senado Federal.

A candidatura de Rama Dantas ao Palácio da Redenção foi oficializada em convenção realizada pelo partido na sua sede, no bairro do Castelo Branco, em João Pessoa.

O professor Emanoel Candeia foi apresentado como candidato a vice-governador.

João Azevedo (PSB)

Entre os partidos que aproveitaram os últimos dia do prazo também estava o Partido Socialista Brasileiro (PSB), que realizou sua convenção no sábado (4) e confirmou os nomes de João Azevêdo (PSB) como candidato a governador, Lígia Feliciano (PDT) como candidata a vice governadora.

Além deles, também foram oficializados na chapa os deputados Veneziano (PSB) e Luiz Couto (PT) para a disputa ao Senado. 

Com o slogan 'Vamos com João', o grupo que apoia a candidatura de João Azevêdo conta com pelo menos 14 partidos: Rede, PT, PCdoB, PROS, AVANTE, PRP, PMN, PPS, Podemos, PTB, DEM, PRB, PDT e PSB.

Lucélio Cartaxo (PV)

Na data limite para as convenções, o Partido Verde (PV) confirmou em convenção na manhã deste domingo (5) os nomes de Lucélio Cartaxo, irmão do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, e Michelline Rodrigues (PSDB), primeira dama de Campina Grande, como candidatos ao governo do estado.

Além deles, também foi confirmada a presença na chapa majoritária, do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), que tentará a reeleição, e da deputada Daniella Ribeiro (PP), que vai pela primeira vez tentar o Senado.

Pelo menos 12 partidos compõem o grupo: PV, PSDB, PP, PSC, PSD, PTC, PRTB, SOLIDARIEDADE, DC, PSL, PPL e PHS.

José Maranhão (MDB)

O senador José Maranhão (MDB) foi o último candidato confirmado ao governo da Paraíba, em convenção que começou na manhã deste domingo, cercada de mistério em torno dos nomes finais da chapa majoritária, e acabou se estendendo durante a tarde.

A chapa ainda conta com o ex-secretário de esportes, Bruno Roberto (PR), como vice, e o ex-governador Roberto Paulino (MDB), como senador. A convenção aconteceu no Clube Cabo Branco, em Miramar.

O grupo que apoia José Maranhão ao governo, além do MDB, conta com o apoio do PR e Patriotas.

Imagem

Aline Oliveira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp