POLÍTICA
Prazo de convenções termina com cinco candidatos ao governo da Paraíba
Último dia para definição das chapas foi este domingo (5): veja como ficaram as composições.
Publicado em 05/08/2018 às 17:04 | Atualizado em 06/08/2018 às 13:34
Cinco chapas vão concorrer ao cargo de governador da Paraíba nas eleições deste ano. O 'martelo foi batido' neste domingo (5) quando se encerrou o prazo para as convenções partidárias, de acordo com a legislação eleitoral. Agora começam a correr os prazos para oficialização junto à Justiça Eleitoral das candidaturas, o que deve ser feito até as 19h do dia 15. As eleições estão marcadas para o dia 7 de outubro, em primeiro turno, e no dia 28 de outubro, nos casos de segundo turno.
>>> Veja como ficaram as coligações nesta eleição
Apesar deste prazo mais elástico, uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral determina também que a "ata da convenção e a lista dos presentes serão digitadas no Módulo Externo do Sistema de Candidaturas (CANDex), desenvolvido pelo TSE, devendo a mídia ser entregue no tribunal eleitoral ou transmitida via internet pelo próprio CANDex, até o dia seguinte ao da realização da convenção". Com isso, os partidos que realizaram suas convenções neste fim de semana têm até esta segunda-feira (6) para apresentarem a mídia com suas atas ao Tribunal Regional Eleitoral.
Todas as atas devem ficar disponíveis no site do TRE.
>>> Veja todas as notícias das Eleições 2018
Veja por ordem de realização o resultado das convenções que definiram os candidatos ao governo:
Tárcio Teixeira (PSOL)
O primeiro partido a definir sua candidatura foi o Partido Socialismo e Liberdade (Psol), que lançou sua chapa no primeiro dia do prazo para realização das convenções, dia 2o de julho. E evento oficializou a candidatura de Tárcio Teixeira ao governo do estado da Paraíba e Adjany Simplício foi apresentada como candidata a vice-governadora.
Nelson Junior e Nivaldo Mangueira foram apresentados como os candidatos ao Senado Federal. A chapa 'Construir Poder Popular' é formada pela coligação com o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e Unidade Popular (UP).
Rama Dantas (PSTU)
Foi lançada oficialmente no sábado (4) a candidatura da chapa 'puro sangue' do PSTU para o governo da Paraíba e Senado Federal.
A candidatura de Rama Dantas ao Palácio da Redenção foi oficializada em convenção realizada pelo partido na sua sede, no bairro do Castelo Branco, em João Pessoa.
O professor Emanoel Candeia foi apresentado como candidato a vice-governador.
João Azevedo (PSB)
Entre os partidos que aproveitaram os últimos dia do prazo também estava o Partido Socialista Brasileiro (PSB), que realizou sua convenção no sábado (4) e confirmou os nomes de João Azevêdo (PSB) como candidato a governador, Lígia Feliciano (PDT) como candidata a vice governadora.
Além deles, também foram oficializados na chapa os deputados Veneziano (PSB) e Luiz Couto (PT) para a disputa ao Senado.
Com o slogan 'Vamos com João', o grupo que apoia a candidatura de João Azevêdo conta com pelo menos 14 partidos: Rede, PT, PCdoB, PROS, AVANTE, PRP, PMN, PPS, Podemos, PTB, DEM, PRB, PDT e PSB.
Lucélio Cartaxo (PV)
Na data limite para as convenções, o Partido Verde (PV) confirmou em convenção na manhã deste domingo (5) os nomes de Lucélio Cartaxo, irmão do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, e Michelline Rodrigues (PSDB), primeira dama de Campina Grande, como candidatos ao governo do estado.
Além deles, também foi confirmada a presença na chapa majoritária, do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), que tentará a reeleição, e da deputada Daniella Ribeiro (PP), que vai pela primeira vez tentar o Senado.
Pelo menos 12 partidos compõem o grupo: PV, PSDB, PP, PSC, PSD, PTC, PRTB, SOLIDARIEDADE, DC, PSL, PPL e PHS.
José Maranhão (MDB)
O senador José Maranhão (MDB) foi o último candidato confirmado ao governo da Paraíba, em convenção que começou na manhã deste domingo, cercada de mistério em torno dos nomes finais da chapa majoritária, e acabou se estendendo durante a tarde.
A chapa ainda conta com o ex-secretário de esportes, Bruno Roberto (PR), como vice, e o ex-governador Roberto Paulino (MDB), como senador. A convenção aconteceu no Clube Cabo Branco, em Miramar.
O grupo que apoia José Maranhão ao governo, além do MDB, conta com o apoio do PR e Patriotas.
Comentários