COTIDIANO
Guia orienta candidatos a apoiarem empreendedorismo
Cartilha voltada para candidatos a prefeito e vereador é lançada nesta segunda-feira (15), em João Pessoa, e na próxima sexta (19), em CG.
Publicado em 15/09/2008 às 8:52 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:43
Da assessoria do Sebrae/PB
Uma cartilha que pretende orientar os candidatos a prefeito e vereador dos 223 municípios paraibanos sobre as vantagens de apoiar micro e pequenas empresas (MPE) na promoção do desenvolvimento local. Este é o objetivo do “Guia do Candidato Empreendedor”, folheto que será lançado pelo Sebrae Paraíba nesta segunda-feira (15), em João Pessoa, e na próxima sexta (19), em Campina Grande.
Na Capital, o lançamento acontece às 9h, na sala de Sessão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), enquanto em Campina Grande a apresentação do Guia acontecerá no Hotel Village, às 15h.
De forma didática, a cartilha mostra vantagens aos futuros gestores na adoção de políticas integradas de apoio aos pequenos negócios como estratégia de promoção do desenvolvimento local, que garante a inclusão social e produtiva da comunidade. O candidato ainda encontrará na publicação um conjunto de sugestões para a sua campanha nas eleições 2008, além servir como parte integrante do plano de governo dos candidatos a prefeitos e vereadores.
Na Paraíba, o primeiro compromisso de ação dos futuros gestores será a regulamentação da Lei Geral na esfera dos municípios, que não foi regulamentada, até o momento, por nenhum município do Estado.
O Guia enfoca temas como o enfrentamento da burocracia para facilitar a abertura e funcionamento de MPE, ações de redução da informalidade das empresas, criação e melhoramento das políticas tributárias, priorização dos pequenos negócios nas compras governamentais, investimentos em tecnologia, facilitação do acesso a credito e serviços financeiros, além de promover a educação empreendedora e apoiar ações de associativismo.
Entre os aspectos positivos que os pequenos negócios oferecem aos municípios, a publicação oferece diversos dados sobre a geração de emprego e renda, apontada como uma das maiores preocupações do brasileiro, o fortalecimento da economia local, a redução da dependência de grandes empregadoras, a diminuição nas taxas de êxodo de jovens para outras cidades em busca de trabalho e o aumento da arrecadação do município.
O “Guia do Candidato empreendedor” tem como base a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. A idéia é, após a posse dos novos prefeitos, é subsidiar esses administradores e vereadores com novas publicações sobre o assunto.
Comentários