VIDA URBANA
Universidades debatem soluções para tornar João Pessoa uma 'cidade inteligente'
Grupo tenta buscar tecnologias para modernizar e facilitar a gestão dos serviços na capital.
Publicado em 26/08/2018 às 14:26 | Atualizado em 27/08/2018 às 8:56
Criado com o propósito de buscar um novo sistema de governança urbana que incorpore soluções tecnológicas de informação e comunicação (TICs) para modernizar e facilitar a gestão dos serviços, a Rede Interlicidades inicia uma série de debates com instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa da Paraíba. O evento, denominado 'iCity João Pessoa: desafios e soluções para uma cidade inteligente', contará com três ciclos de debate.
O primeiro Ciclo de debates, com o tema: 'Tecnologia, espaço urbano e qualidade de vida nas cidades', será realizado na Faculdade Maurício de Nassau (Uninassau), no dia 6 de setembro às 18 horas. A segunda rodada de debates será realizada na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no dia 28 de setembro, e a última, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), em 22 de outubro. Em todos os três ciclos, as inscrições podem ser feitas no local e dia do evento, o qual será certificado em 4 horas/aula.
O iCity João Pessoa irá contar com a participação de representantes dos poderes legislativo e executivo, Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), de aplicativos de transporte particular, além de especialistas em mobilidade urbana.
Sobre a Rede
A Rede Interlicidades surgiu em dezembro do ano passado, de uma ação articulada entre a Câmara Municipal de João Pessoa, através de sua Escola do Legislativo, e pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba. Desde então, várias instituições, estudantes, professores e pesquisadores, interessados em propor soluções para os problemas de da capital têm acolhido a ideia e se agregado à Rede.
A proposta da Interlicidades é construir uma rede de colaboração para a discussão de políticas públicas e desenvolver soluções tecnológicas multidisciplinares, baseadas no conceito de Smart Cities, movimento bastante difundido em países mais desenvolvidos e que começa a ganhar corpo no Brasil.
Comentários