icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

PB tem maior redução de mortes no trânsito na região Nordeste

Levantamento é da seguradora responsável pelo pagamento do DPVat.

Publicado em 20/09/2018 às 13:35 | Atualizado em 20/09/2018 às 17:09


                                        
                                            PB tem maior redução de mortes no trânsito na região Nordeste

				
					PB tem maior redução de mortes no trânsito na região Nordeste

A Paraíba apresentou uma redução de 21,95% no número de mortes no trânsito entre 2016 e 2017. O dado é referente aos casos indenizados pelo Seguro DPVat e foi divulgado pela seguradora que administra o benefício, na quarta-feira (19). O índice deixa a Paraíba como a maior queda neste tipo de registro entre todos os estados da região Nordeste.

Até o próximo dia 25 de setembro é celebrada a Semana Nacional do Trânsito, que levanta o debate sobre a importância da segurança nas ruas e da conscientização da responsabilidade da população, seja motorista ou pedestre. O boletim especial com as estatísticas do DPVat foi divulgado dentro dessa mobilização .

Segundo os dados, em 2016, foram registradas 779 casos de morte nas estradas da Paraíba que foram indenizadas pelo DPVat. No ano passado, a quantidade de registros caiu para 608, chegando a 21,95% de redução, que é o maior índice do Nordeste. Na totalidade, os números da Paraíba representam 6,81% do montante da região.

Ainda conforme o boletim, a Paraíba também apresentou uma grande redução em indenização por invalidez, um índice de 27,46%. Foram 5.076 casos em 2016 e 3.682, em 2017. Já nos registros de Despesas com Assistências Médicas e Suplementares (DAMS), foram 425 casos, em 2016, e 333, em 2017.

O boletim também aponta que a Paraíba tem uma frota formada por 1.225.796 veículos. São 534.362 motocicletas e 531.378, automóveis.

Comportamento no trânsito

De acordo com o levantamento, os jovens de 18 a 34 anos, faixa etária economicamente ativa, são as maiores vítimas do trânsito brasileiro, representando 49% das ocorrências. O boletim reúne números de acidentes ocorridos no período e já indenizados pelo Seguro DPVAT. Apenas em 2017, foram mais de 245 mil acidentes registrados no país. Na maior parte dos casos (68%), as vítimas ficaram com algum tipo de sequela permanente.

Entre os acidentes fatais, chama a atenção também o elevado número de vítimas pedestres: 22% dos casos. Já em relação ao tipo de veículo, seguindo a mesma tendência dos anos anteriores, a motocicleta foi a responsável pela maior parte das ocorrências, 76%, apesar de representar apenas 27% da frota nacional.

Além dos dados do DPVat, a Seguradora Líder também divulgou os resultados de uma pesquisa feita pelo Instituto Datafolha para para avaliar a percepção da população sobre o comportamento do brasileiro no trânsito. O objetivo é que essas estatísticas sirvam de instrumento para o desenvolvimento de ações de educação e políticas públicas de prevenção de acidentes em todo o Brasil.

O estudo ouviu 2.606 homens e mulheres, que apontaram o uso do celular ao dirigir o grande vilão do trânsito. Os entrevistados também acreditam que, apesar do endurecimento das leis, o consumo de álcool ainda é uma das principais causas de acidentes.

Segundo 63% dos brasileiros, a maioria dos motociclistas não respeita as regras de trânsito e está sempre em alta velocidade. Outros 55% disseram que os pedestres não prestam atenção nos semáforos na hora de atravessar as ruas e não usam as faixas de pedestre. Ainda de acordo com a pesquisa, a maior parte da população brasileira (cerca de 80%) acredita que as penas deveriam ser mais duras e considera que a fiscalização de trânsito ainda é ineficiente.

O DPVat

Todas as vítimas de um acidente causado por um veículo automotor, ou seus beneficiários, no caso de morte do acidentado, têm direito a receber a indenização do DPVat. As indenizações são pagas individualmente e não dependem da apuração dos culpados. Mesmo que o veículo que causou o acidente não esteja em dia com o pagamento do DPVat ou não possa ser identificado, toda vítima tem direito à indenização.

Por se tratar de um seguro de responsabilidade civil obrigatório, o DPVAT garante o direito de indenização às vítimas de acidentes de trânsito, por morte e invalidez permanente total ou parcial, além do reembolso das despesas médicas e hospitalares.

Imagem

Jhonathan Oliveira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp