CULTURA
Centenário de Gonzagão em JP
Grandes nomes da música paraibana fazem homenagem a Luís Gonzaga nesta quarta-feira (11) no Ponto de Cem Réis.
Publicado em 11/01/2012 às 6:30
Em comemoração aos 100 anos de nascimento do eterno 'Rei do Baião', Luiz Gonzaga, o projeto ‘Fogueiras da Cultura’ reúne grandes nomes da música paraibana nesta quarta, a partir das 19h30, no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa.
Nesta noite, sobem ao palco para dar voz aos grandes sucessos de Gonzagão os cantores Flávio José, Genival Lacerda, Ton Oliveira, Os Três do Nordeste, Dejinha de Monteiro, Beto Brito, As Bastianas e a Orquestra Sinfônica da Associação Balaio Nordeste.
No repertório do show, músicas antológicas como 'Baião' (1946), 'Asa branca' (1947), 'Siridó' (1948), 'Juazeiro' (1948), 'Baião de dois' e 'Cintura fina' (ambas de 1950).
A partir deste ano, o projeto ganha nova madeira para queimar: durante um ano, o ‘Fogueiras da Cultura’ circulará através das 12 Regionais de Cultura da Paraíba, levando a música através de apresentações e uma série de oficinas, além de debates em torno do forró enquanto estilo musical e elemento fundamental da identidade paraibana.
O tributo à Gonzagão faz parte da programação do projeto ‘Estação Solar’, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PB), em parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).
DISCO DUPLO
Um disco duplo está sendo produzido pela Lua Music para celebrar o centenário de Luiz Gonzaga.
Produzido por Thiago Marques Luiz, o tributo vai apresentar gravações inéditas de músicas do sanfoneiro por nomes como a paraibana Elba Ramalho, Dominguinhos, Fagner, Filipe Catto, Marcelo Jeneci, Maria Alcina e Verônica Ferriani, entre outros.
Comentários