VIDA URBANA
PM e Correios montam esquema de segurança
Esquema especial de segurança será montado pelos Correios, Exército e Polícia MIlitar para garantir segurança do Enem no Estado.
Publicado em 23/10/2012 às 6:00
Para garantir a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 na Paraíba, nos próximos dias 3 e 4 de novembro, haverá o envolvimento dos Correios, Exército Brasileiro, Polícia Militar e da empresa aplicadora das provas.
Apenas a Polícia Militar vai disponibilizar mil homens em todo o Estado. O reforço na segurança foi divulgado ontem após reunião entre o Estado-Maior Estratégico (EME) da Polícia Militar (PM) e a coordenação regional dos Correios, responsável pela distribuição dos exames pelos locais de prova.
A PM será responsável pela segurança no encaminhamento e distribuição das provas, fazendo a escolta dos carros dos Correios que transportarão os malotes até as escolas onde haverá aplicação do Enem.
Os exames chegarão à Paraíba em data não divulgada e serão levados para o 15º Batalhão de Infantaria Motorizado, em João Pessoa, e 31º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Campina Grande, onde ficarão guardados pelo Exército até o dia próximo dia 2. Em seguida, as provas serão encaminhadas para as centralizadoras dos Correios espalhadas pelo Estado.
A distribuição para os locais de prova só acontecerá nos dias 3 e 4 de novembro. O coordenador regional dos Correios, Sérgio Dantas, destacou a participação da PM para evitar fraudes no Enem. “É fundamental a presença da Polícia Militar para garantir a boa realização das provas, principalmente porque esta instituição promove a segurança desde a distribuição das provas até o final da aplicação do Exame”, destacou.
O Coordenador Geral do EME, Coronel Marcos Carvalho, explicou que os policiais militares vão estar em todos os locais de prova. “Em cada local de prova terá um serviço de policiamento específico para o Enem, com policiais prontos para atender qualquer ocorrência. Além disso, os PMs contarão com o apoio de viaturas e motos do policiamento, que ficarão nas imediações dos locais de provas”, explicou.
Ao todo são 276 escolas e 1.262 salas de aula em 38 cidades paraibanas destinadas para aplicação de provas do Enem 2013. Todas elas serão policiadas por Batalhões e Companhias de Polícia.
Comentários