COTIDIANO
Cinzas fecham parte do espaço aéreo da Europa nesta sexta
Europa deve cancelar mais da metade dos voos. Em Londres, aeroportos seguem fechados até sábado (17).
Publicado em 16/04/2010 às 8:38
Do G1
A gigantesca nuvem de cinzas de um vulcão islandês seguirá provocando caos aéreo na Europa nesta sexta-feira (16), deixando centenas de milhares de passageiros no solo. A Agência Europeia de Controle Aéreo (Eurocontrol) informou que a maior parte do espaço aéreo europeu deve seguir fechada por 24 horas.
A Eurocontrol prevê o cancelamento de mais da metade do voos na Europa. Das 28 mil operações previstas, apenas 11 mil devem ocorrer.
A Grã-Bretanha, por exemplo, anunciou que fecharia seu espaço aéreo até pelo menos às 18h local (14h em Brasília) desta sexta. Mas autoridades da aviação estenderam a paralisação até sábado.
Um porta-voz do aeroporto de Heathrow, em Londres, o mais movimentado da Europa, disse que até 1.250 voos foram afetados na quinta (15), prejudicando 180 mil passageiros. Mais de 120 mil não puderam viajar a partir de Gatwick, Stansted e Glasgow (Escócia).
Autoridades do aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, informaram que o complexo está paralisado desde 1h34 (horário no Brasil) desta sexta, sem previsão de reabertura.
O porta-voz da Eurocontrol, Brian Flynn, disse ainda que o problema poderá persistir no final de semana, e que aeroportos de Bruxelas, Amsterdã e Genebra cancelaram operações, assim como o de Hensique. A Polônia fechou quase todo seu espaço aéreo – exceto na Cracóvia e em Rzeszow.
Comentários