icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Polícia de SP intercepta teleconferência entre criminosos de 14 estados

Policiais de Diadema, no ABC, anunciaram nesta terça-feira (25) que interceptaram teleconferência entre criminosos de 14 estados.

Publicado em 25/11/2008 às 17:48

Do G1

Policiais de Diadema, no ABC, anunciaram nesta terça-feira (25) que interceptaram teleconferência entre criminosos de 14 estados que integram quadrilhas de tráfico de drogas.

De acordo com o delegado seccional do município, Ivaney Cayres de Souza, as ligações partiam de dentro do presídio de Presidente Venceslau, a 620 km de São Paulo, e o detento passava instruções de como comprar e vender entorpecentes. A polícia informou que a teleconferência entre vários estados ocorreu neste mês e está arquivada em um lote de 60 CDs com gravações realizadas durantes seis meses.

"Para nós, isso é inédito. Eles explicam como se deve fazer para comprar cocaína e dão todo o know-how", afirmou o delegado. O preso que passa as instruções foi identificado apenas por um apelido e pertenceria, ainda segundo a polícia, a uma quadrilha que age a partir dos presídios paulistas. "Nós também pudemos detectar nessa investigação que, quando o preso sai da cadeia, ele recebe uma quantidade de drogas e uma arma para voltar ao crime."

Entre os participantes das teleconferências estavam, segundo a polícia, integrantes da quadrilha que traficava drogas na Baixada Santista. Sete pessoas – cinco homens e duas mulheres - foram presas nesta terça-feira (25) no Guarujá, a 86 km de São Paulo, acusados de tráfico. O homem apontado pela polícia como um dos comandantes do tráfico na Baixada está entre os presos.

A polícia descobriu a quadrilha durante investigações de um traficante de Diadema. O delegado afirma que a cidade do ABC servia como "entreposto" das drogas, de onde saíam entorpecentes para a Grande São Paulo e a Baixada Santista. "Nós desarticulamos grande parte dessa quadrilha que tem como entreposto a cidade de Diadema", disse Souza.

A partir da investigação em Diadema, o promotor Cássio Roberto Conserino, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Santos, obteve na Justiça mandados de busca e apreensão e de prisão contra os suspeitos. Todas as prisões ocorreram em um distrito do Guarujá. Foram apreendidos três quilos de cocaína, meio quilo de crack, uma pistola 9 mm, uma espada, cinco carros e uma motocicleta.

O promotor disse que a população local ficou muito satisfeita com as prisões. "Os populares mostraram grande satisfação porque os criminosos usavam até um mercado na região para o tráfico", afirmou.

Ele disse que irá relatar a questão das teleconferências ao Ministério Público de outros estados para que possa ser investigada a atuação desses criminosos que receberam instruções do preso.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp