ECONOMIA
Vendas de carros crescem 12,67%
Dados da Fenabrave apontam crescimento de 12,67% no segmento em setembro deste ano.
Publicado em 10/10/2013 às 6:00 | Atualizado em 17/04/2023 às 17:51
O paraibano está investindo mais em carros de passeio e automóveis comerciais leves, como pickups e SUVs. Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) apontam crescimento de 12,67% no segmento em setembro deste ano, quando foram vendidas, somadas, 3.335 unidades. No mesmo período do ano passado, o quantitativo foi de 2.960 automóveis. A taxa de crescimento é o dobro do índice nacional nas vendas de autos e comerciais leves. No país, as vendas registraram alta de 5,9% em setembro sobre igual mês do ano passado.
No acumulado do ano, o segmento teve alta de 2,95%, também acima da média nacional, que recuou em 1,07%. Entre janeiro e setembro de 2012, foram comercializadas 30.362 unidades na Paraíba, enquanto no mesmo período deste ano foram vendidos 31.258 carros de passeio e comerciais leves. Apesar dos veículos de passeio terem maior quantitativo de vendas no acumulado do ano (24.321), o crescimento das vendas não acompanhou o mesmo ritmo que os carros comerciais leves.
Enquanto os automóveis de passeio cresceram 0,10% suas vendas, no comparativo entre os meses de janeiro a setembro de 2012 e 2013, os carros comerciais leves tiveram crescimento de 14,38% no mesmo período, subindo de 6.065 unidades vendidas, no ano passado, para 6.937 comercializados este ano. Quando analisadas as vendas de setembro deste ano sobre o mesmo mês de 2012, o crescimento foi de 29,78%. Por sua vez, as vendas dos veículos de passeio tiveram alta de 8,49%.
O diretor regional da Fenabrave, Paulo Guedes, disse que o aumento na procura pelos carros de maior porte é tendência nos grandes mercados automotivos. “Vemos que nos Estados Unidos é uma tendência. Existe um boom das SUVs em todo o mundo e, aqui no Brasil, com o melhoramento das condições financeiras da população, as pessoas estão trocando seus veículos de passeio pelos comerciais leves, devido ao maior conforto e qualidade desses produtos”.
Na avaliação do gerente de vendas da Autovia Chevrolet, Fábio Moura, o crescimento na procura pelos veículos, sobretudo as SUVs e pickups, está relacionado à maior oferta de mercado e ao poder de compra do consumidor.
“Esses carros (SUVs e pickups) têm uma demanda forte nos EUA e Europa, porque são carros confortáveis e que transmitem segurança".
MERCADO AQUECIDO ATÉ DEZEMBRO
Com o fim da redução do IPI em dezembro e a troca de carros que ocorrem no final do ano, a tendência é de mercado aquecido até dezembro de carros novos. Para o gerente de vendas da concessionária Brazmotors, Luciano Dantas, o crescimento na procura pelos veículos comerciais leves e também nos carros de passeio deve ser entre 5% e 10% até o final do ano. “Com certeza, teremos aumento nas vendas individuais, acreditamos que acima da média nacional. O mercado está apresentando uma uniformidade de crescimento e, graças à renovação de nossa linha, acreditamos que o aumento será significativo”.
Para Fábio Moura, da Autovia, o perfil dos consumidores de automotores passa por uma mudança, alertando também a decisão de escolha do veículo. “Hoje as pessoas se preocupam mais com o conforto e a qualidade, elas querem um carro melhor e mais confortável. Agora isso é possível, porque as montadoras estão focadas em variadas alternativas para atender todo o nicho do mercado”.
Comentários