icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Receita recebe 270 mil declarações na Paraíba

Número é 10 mil a mais das 260 mil esperadas este ano, uma alta de 3,9% a mais.

Publicado em 03/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 12:32

Na Paraíba, 270.140 declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2014 foram emitidas ao Fisco até o fim do prazo, no último dia 30. O número é 10 mil a mais das 260 mil esperadas este ano no Estado, alta de 3,9% a mais. Para quem não conseguiu declarar até a data limite, já pode prestar contas ao Leão (no mesmo programa), mas as emissões realizadas desde ontem estão sujeitas a multa de 1% ao mês, podendo chegar a 20% sobre o imposto devido.

Vale lembrar que a multa mínima é de R$ 165,74, ou seja, se ao descontar 1% sobre o imposto devido o montante for menor que a multa mínima, o contribuinte terá que desembolsar os R$ 165,74. A multa por atraso deve ser paga até 30 dias depois da emissão da declaração. “Caso contrário o contribuinte está sujeito a juros da taxa Selic”, afirmou o auditor fiscal da Delegacia da Receita Federal de João Pessoa, Adalberto de Farias Falcão.

Ao enviar a declaração do Imposto de Renda com atraso e imprimir o recibo, o contribuinte já receberá também uma notificação da multa e o Darf para pagamento, que deve ser feito no banco.

Segundo Adalberto Falcão, se o contribuinte tiver restituição, o Fisco desconta a inadimplência da multa por atraso no dinheiro a ser restituído, o que significa dizer que ele não virá integral.

No último dia 30 também expirou o prazo para pagamento da primeira parcela ou quota única de quem tem imposto devido.

Neste caso, o pagamento com atraso está sujeito à incidência de multa de 0,33 % ao dia, até o máximo de 20%, além de juros pela aplicação da taxa Selic.

MALHA FINA JÁ FISGA 10,6 MIL PARAIBANOS COM PENDÊNCIA

Na Paraíba, o número de contribuintes que estavam em malha fina até a tarde de ontem foi de aproximadamente 10.650 pessoas. Esses foram os dados do delegado da Receita Federal de Campina Grande, José Domingos de Medeiros.

Divergências com rendimentos e incoerências com despesas médicas são os problemas mais comuns que fazem com que o contribuinte caia nas “garras do Leão”.

De acordo com Domingos, quem caiu em malha deve entrar no portal da Receita Federal por meio do código de acesso e verificar qual pendência o Fisco está apontando. “Então ele faz a retificadora, que é processada em no máximo 48 horas. Caso o contribuinte tenha certeza que sua declaração está correta é só aguardar o procedimento normal, que é o chamamento da Receita”, orientou José Domingos.

O auditor fiscal da Delegacia da Receita Federal de João Pessoa, Adalberto de Farias Falcão, alertou para que o contribuinte guarde todos os recibos de despesas médicas, com instrução ou outros documentos usados para informar as deduções em um período de cinco anos após a data da declaração do imposto de tenda. “As informações mais comuns que fazem com que o contribuinte caia em malha fina são divergências com rendimentos e falhas nas despesas médicas”, frisou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp