icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Consumo de energia elétrica no NE supera o da Região Sul

Na Paraíba os números comprovam a pesquisa. Até junho de 2008, o aumento foi de 6,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

Publicado em 10/07/2008 às 11:00

Da Redação
Com informações da Agência Brasil e da Energisa

Pela primeira vez na história, o consumo de energia elétrica residencial acumulado em um ano na Região Nordeste ultrapassou o da Região Sul. A divulgação foi feita nesta quarta-feira (9) pelo presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, com base em dados de maio.

Na Paraíba os números comprovam a pesquisa, em 2007 o crescimento de consumo de energia elétrica aumentou 5,5% em relação a 2006. Já em 2008 entre janeiro e junho o crescimento foi de 6,4% em relação ao mesmo período do ano passado.

O executivo também informou que a média de residências ligadas à rede elétrica no Nordeste praticamente se igualou à taxa nacional no ano passado. A taxa de atendimento do Nordeste foi de 95% e a nacional, de 96%, segundo a EPE. Em 2003, essa taxa era de 86% no Nordeste e de 92% no país.

Tendo como base o período de que vai de 2003 a 2008, Maurício Tolmasquim atribui este crescimento ao aumento da renda da população, incluindo o benefício concedido pelo Programa Bolsa Família.

“Aliado ao crescimento do consumo de energia elétrica nas residências e ao número de lares interligados à rede básica, a maior aquisição de eletrodomésticos por parte dos nordestinos é mais uma comprovação da forte redução da desigualdade da região, em relação ao restante do país”, avaliou o presidente da EPE.

Segundo o estudo, refrigeradores e televisores chegam a responder por até 30% do consumo de energia elétrica em uma residência. Outra constatação da EPE é a de que, de 2004 a 2008, cerca de 7,8 milhões de pessoas foram beneficiadas com acesso à rede básica de energia elétrica, em decorrência de 1,57 milhão de novas ligações implementadas pelo Programa Luz para Todos nas grandes regiões do país. Deste total, quase a metade (49%) das ligações foram feitas na região nordestina.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp