ECONOMIA
Bancos e cartões de crédito são segmentos mais reclamados na PB
Bancos foram alvo de 13,09% dos processos registrados no Procon-PB; já as operadoras de cartão de crédito responderam por 10,11% das reclamações.
Publicado em 19/09/2012 às 6:00
Os bancos comerciais e cartões de crédito lideraram entre os assuntos mais reclamados em 2011 nos registros do Procon da Paraíba. Com 13,09% dos processos, e outros 10,11% em 2011 foram relativos aos cartões de crédito. Já as empresas mais acionadas pelo órgão foram as operadoras de telefonia e de produtos de tecnologia.
Ao todo, mais de 4,2 mil reclamações registradas pelo Procon-PB no ano passado, 69% foram atendidas pelas empresas acionadas e 32% não foram atendidas. Dentro deste número de processos abertos pelo órgão, o tema mais recorrente diz respeito à área financeira, com 39,67% dos processos.
No país, problemas com o aparelho celular são o tema mais recorrente de reclamações de brasileiros a órgãos públicos de defesa do consumidor no ano passado. A empresa alvo de maior quantidade de reclamações, por sua vez, é a Oi. O relatório tem como base um total de 153.094 reclamações - contra 19 mil fornecedores - feitas a Procons estaduais e municipais cadastrados em sistema nacional.
Ao todo, 170 Procons de 24 estados e do Distrito Federal abasteceram o sistema com informações referentes a 2011.Ao todo, pouco mais da metade (52%) das reclamações se referem a produtos - e entre eles, o aparelho celular lidera a lista (14,1%), seguida por produtos de informática (6,8%) e eletrodomésticos da linha branca (6,8%).
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