icon search
icon search
home icon Home > educação
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

EDUCAÇÃO

MEC quer ampliar acesso de jovens às universidades

Ampliar o acesso de jovens às universidades e melhorar a qualidade do ensino superior estão entre os principais desafios da educação superior no Brasil.

Publicado em 20/11/2008 às 13:50

Da Redação

Ampliar o acesso de jovens às universidades e melhorar a qualidade do ensino superior estão entre os principais desafios da educação superior no Brasil. Eles foram apontados pelo presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação do MEC, professor doutor Paulo Monteiro Vieira Braga Barone, durante palestra ministrada na noite da última quarta-feira (19), no Auditório do Espaço Cultural do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). A pesquisa Síntese de Indicadores Sociais 2008 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que apenas 31% dos jovens paraibanos, na faixa etária de 18 a 24 anos (149 mil), estão matriculados em escolas e universidades. Os outros 69% ainda continuam sem acesso ao ensino superior.

Para o professor Paulo Barone, a interiorização da Educação, a criação de novos campi e abertura de novos cursos em municípios do Interior foram um grande avanço nos últimos anos. Ele disse que o Ministério da Educação continuará investindo no Reuni para melhorar o acesso ao ensino superior. “Além disso, continuar buscando a qualidade do ensino”, destacou.

Na manhã da última quarta-feira, o professor Paulo Barone foi recebido pelo reitor do Unipê, professor José Loureiro Lopes, no Gabinete da Reitoria, onde houve uma reunião com pró-reitores e diretores da instituição, que se estendeu até o meio-dia. Em seguida, o professor Barone e o seu secretário, Iraldevar Miguel do Monte, fizeram uma visita ao campus do Unipê, conhecendo a sua infra-estrutura, os novos prédios e a construção do Complexo Odontológico.

O professor Paulo Barone é doutor em Física e também conselheiro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação desde 2004. Ele veio à Paraíba a convite do Unipê ministrar uma palestra na instituição e discutir com professores e alunos de diversos cursos e áreas os principais desafios e as perspectivas do ensino superior no Brasil.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp