icon search
icon search
home icon Home > economia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ECONOMIA

Varejo registra crescimento menor no Dia das Mães, dizem entidades

Levantamento da Serasa Experian mostra que as vendas realizadas na semana anterior à data aumentaram 2,9%.

Publicado em 13/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 13:03

As vendas no Dia das Mães neste ano foram mais fracas do que em 2013, segundo as pesquisas realizadas por empresas e entidades do varejo. A data é a segunda mais importante para o comércio depois do Natal. Levantamento da Serasa Experian mostra que as vendas realizadas na semana anterior à data comemorativa - entre 5 e 11 de maio - aumentaram 2,9%, na comparação com o período equivalente no ano passado. Em 2013, a alta foi de 5,3%. "Foi melhor do que a Páscoa, mas o aumento da inflação acabou inibindo o consumo. Era um resultado esperado, ninguém achava que ia crescer mais do que 4%, 5%", diz o economista Luiz Rabi, da Serasa Experian.

O mesmo acontece com os dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

A empresa identificou uma alta de 2,7% de 5 a 11 de maio, em relação à mesma semana de 2013. No ano passado, o aumento foi de 4,5%.

Mais pessimista é o levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), que fala em queda de 3,55% no volume de vendas entre 4 e 10 de maio.

As três entidades apontam a inflação alta, o crédito caro e a consequente falta de confiança do consumidor na economia como os principais motivos para a desaceleração.

De março a abril, o IPCA, inflação oficial do país, teve alta de 0,67%. O indicador acumulado em 12 meses, por sua vez, ficou em 6,28%, próximo ao teto da meta do governo, de 6,5%.

PÁSCOA E COPA
Em abril, dados da entidade mostram alta de apenas 1,6% nas vendas da semana da Páscoa, que caiu entre os dias 25 e 31.

Para Rabi, além da maior importância do Dia das Mães para os consumidores, a alta mais expressiva ficou por conta da abrangência da data, que beneficia diversos setores do varejo.

Apesar da pequena melhora em relação à abril, Rabi diz que o ritmo menor do consumo está se consolidado a cada data comemorativa.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp