VIDA URBANA
Campina Grande tem 95% do abastecimento e regularização acontece nesta terça
Em alguns bairros, população enfrentou falta de água por 10 dias.
Publicado em 25/03/2019 às 19:18 | Atualizado em 26/03/2019 às 10:34
O abastecimento de água em Campina Grande já foi regularizado em 95% dos bairros. O fornecimento integral para toda a cidade acontece nesta terça-feira (26). O anúncio foi feito, no final da tarde segunda-feira (25), pelo gerente regional da Cagepa, Ronaldo Meneses.
Ele informou que a regularização não ocorreu integralmente em bairros de topografia mais elevada a exemplo do Jardim Tavares, Nova Brasília, Belo Monte e algumas ruas do Alto Branco, entre outros.
“Estamos com 95% do abastecimento regularizado. O prazo de normalização segue igual ao do cronograma. Os transformadores foram religados às 4h35 da madrugada do sábado (23) e nas 72 horas seguintes todos os bairros devem estar sendo reabastecidos, ou seja, até a terça-feira”, garantiu Ronaldo.
Escolas e hospitais
Nas escolas, creches, hospitais e na maioria das Unidades Básicas de Saúde, o abastecimento de água está normalizado. A direção do Hospital da FAP divulgou nota, informando que retomou atendimento normal nesta segunda-feira.
“Aos que tiveram suas cirurgias canceladas, estes serão chamados gradativamente para sua remarcação de acordo com a agenda dos médicos. A FAP reforça o compromisso de bem servir à população paraibana”, diz a nota
Relembre o caso
No dia 15 de março, numa sexta-feira, à noite, a Cagepa informou por meio de nota a subestação elétrica que funciona na estação de tratamento de água de Gravatá, na cidade de Queimadas, teria sofrido uma pane elétrica e, por isso, todo o sistema foi desligado deixando Campina Grande e mais oito cidades sem água. No sábado (16), a companhia informou que o abastecimento retornaria de forma parcial no domingo (17) à noite, o que só aconteceu na segunda-feira (18).
A Cagepa precisou dividir Campina Grande em duas áreas e o abastecimento funcionou em forma de rodízio. Por causa das condições topográficas, muitas ruas e comunidades ficaram sem abastecimento e a companhia teve que contratar carros-pipa para levar água até os moradores.
Enquanto isso na subestação elétrica, a Cagepa precisou fazer toda a reconstrução do local como também pegou emprestado transformadores de energia elétrica. Na pane elétrica, os quatro existentes queimaram. Mais de 50 funcionários trabalharam em todos os turnos para acelerar o processo.
Primeiramente, a companhia anunciou que o retorno do abastecimento 100% seria na sexta-feira (22), depois passou para domingo (24) e, agora, tudo só deve ser regularizado na terça-feira.
Comentários