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VIDA URBANA

Telefonia e bancos lideram reclamações no Procon de João Pessoa

Serviços de água e luz também aparecem como as maiores reclamações.

Publicado em 30/03/2019 às 16:38 | Atualizado em 31/03/2019 às 10:02


                                        
                                            Telefonia e bancos lideram reclamações no Procon de João Pessoa
Reprodução/TV Cabo Branco

				
					Telefonia e bancos lideram reclamações no Procon de João Pessoa
Reprodução/TV Cabo Branco. Reprodução/TV Cabo Branco

Mais de 3 mil atendimentos foram realizados pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do Procon de João Pessoa nos primeiros três meses de 2019. De acordo com o órgão, dos 3.010 atendimentos, telefonia, bancos, água e luz aparecem como as maiores reclamações dos consumidores. O atendimento registra uma média diária de 30 ligações.

Segundo o secretário do Procon-JP, Helton Rene, do total de atendimentos, o percentual de resolução positiva chega a 80%. “Quando o atendimento preliminar em nosso SAC se transforma em processo administrativo, geralmente há a conciliação, isso quando não é resolvido através do contato direto entre o Procon-JP e a empresa reclamada, através da linha direta, por exemplo”, explicou.

Quanto ao atendimento realizado pelo número do órgão, o secretário comenta que a maioria dos casos são pedidos de orientação, dúvidas sobre a legislação consumerista e denúncias de irregularidades.

“As pessoas ligam até antes de fechar uma transação, pedindo conselhos sobre o que fazer. Aqui, fazemos questão de ouvir o cidadão ainda que extrapole a questão consumerista. O consumidor não é um número frio e sim um ser humano que vem buscar solução para um problema que, muitas vezes, já foi tentada antes junto ao fornecedor, e o Procon-JP funciona como sua última esperança”, disse Helton Rene.

Atendimento gratuito junto à Serasa

O atendimento gratuito para a consulta de informações junto à Serasa/SPC continua a ser disponibilizado ao consumidor na sede do Procon-JP e nos postos de atendimentos do Ministério Público e do Bairros dos Estados. “Quem quiser realizar essa consulta deve estar de posse do CPF e, no caso de informações para terceiros, de uma procuração devidamente registrada em cartório”, informou o secretário.

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Jornal da Paraíba

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