CULTURA
Madalena Zaccara lança livro na Galeria Gamela
O livro Paisagens Plurais: Artes Visuais e Transversalidadesfoi feito em parceria com a professora Lívia Marques.
Publicado em 15/06/2012 às 8:50
Mais que a literatura, contemporaneamente, as artes plásticas vivem um período de 'orgia perpétua', como diria Flaubert.
"As artes deixaram de lado a mímese e começaram a se relacionar com vários campos de conhecimento e com a vida", explica a professora Madalena Zaccara, coordenadora geral do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPE e UFPB.
Em parceria com a professora Lívia Marques, Zaccara lança hoje, às 20h, na Galeria Gamela, em João Pessoa, o livro Paisagens Plurais: Artes Visuais e Transversalidades (Editora da UFPE, 405 páginas, R$ 70,00).
A obra é, segundo Zaccara, um reflexo das pesquisas que estão sendo conduzidas atualmente nas universidades paraibana e pernambucana, refletindo também "a sociedade pós-moderna, globalizada, uma época na qual temos que ser flexíveis para estudar todos os campos de conhecimento e extrair alguma beleza da arte".
Entre os ensaios que compõem o volume, o professor Carlos Newton Júnior, da UFPE, colabora com 'Ariano Suassuna, artista plástico', texto que busca cumplicidade entre a obra literária do autor d'A Pedra do Reino e sua obra visual.
'A costura do invisível: uma breve discussão sobre percepções temporais' é a colaboração da aluna Aline Basso, que estabeleceu uma relação das artes plásticas com a moda a partir do trabalho do estilista Jum Nakao.
Além de alunos e professores do programa, participam do livro docentes de outras instituições.
Comentários