VIDA URBANA
Cadastro na Rede de Atenção Básica em Saúde já pode ser feito em CG
Secretaria lembra que usuários de serviços de saúde privados também devem realizar o procedimento.
Publicado em 10/03/2020 às 18:33 | Atualizado em 10/03/2020 às 19:35
A Secretaria de Saúde de Campina Grande está realizando o cadastramento de moradores do município na Rede de Atenção Básica em Saúde. Conforme o órgão, a medida segue uma determinação do Ministério da Saúde, e portanto, até mesmo os usuários de planos devem realizar o procedimento.
Até esta terça-feira (10) cerca de 40% dos moradores da cidade, o equivalente a 283 mil pessoas, ainda não fizeram o cadastro, que pode ser realizado rapidamente, em qualquer Unidade Básica de Saúde, Centro de Saúde ou Policlínica. Para agilizar o processo, o morador pode procurar a unidade onde já é atendido normalmente, como lembra a Diretora de Atenção à Saúde, Edna Gomes.
“O procedimento permite o referenciamento da sua unidade de saúde e, qualquer serviço que você precisar, você saberá qual é o posto de saúde onde você é cadastrado. Mesmo com plano de saúde, diariamente as pessoas precisam da atenção básica, seja para tomar as vacinas das campanhas, ou para trocar sonda, fazer um curativo”, afirma.
Para se cadastrar, os moradores precisam apresentar apenas o CPF e o comprovante de residência. A medida é necessária para atender à portaria do Ministério da Saúde, que está remodelando o sistema de financiamento da atenção primária. Os recursos são fixados com base no número de moradores das cidades, mas devem passar a ser estabelecidos conforme a quantidade de usuários cadastrados.
Comentários