icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Deputados tentam 'cacifar' candidaturas próprias ou de parentes na PB

Além de seis que estão na corrida eleitoral, outros cinco tentam emplacar parentes.

Publicado em 23/08/2020 às 12:00 | Atualizado em 24/08/2020 às 9:29


                                        
                                            Deputados tentam 'cacifar' candidaturas próprias ou de parentes na PB
Assembleia Legislativa (Foto: Nyll Pereira/ALPB)

				
					Deputados tentam 'cacifar' candidaturas próprias ou de parentes na PB
Foto: Nyll Pereira/ALPB. Assembleia Legislativa (Foto: Nyll Pereira/ALPB)

Uma prática comum em toda eleição, parlamentares da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) tentam entrar na disputa para o comando de um município no estado. Eles têm a vantagem de concorrer ao cargo sem perder o mandato. Além do deputado Galego de Souza, que confirmou neste domingo (23) a pretensão de se candidatar à prefeitura de São Bento, no sertão paraibano, outros seis deputados estaduais sonham com o executivo municipal.

A maior parte deles estão nas articulações de composição política para concorrer à capital: do campo da direita, concorrem os deputados Eduardo Carneiro (PRTB) e Wallber Virgolino (Patriotas). Da esquerda, corre solitário o deputado Anísio Maia (PT).

Além deles, tem o deputado Wilson Filho (PTB), que tenta pela segunda vez disputar à prefeitura de João Pessoa. Na eleição passada ele acabou cedendo o espaço e concorreu como vice na chapa encabeçada pela atual deputada Cida Ramos (PSB). Eles foram derrotados pelo prefeito Luciano Cartaxo (PV).

Outro deputado com pré-candidatura posta é Inácio Falcão (PCdoB), em Campina Grande. Embora tenha perdido força após a retirada do apoio do PSOL após ele ter votado favorável à Reforma da Previdência estadual e a decisão do Cidadania do governador João Azevêdo em apoio a pré-candidatura de Ana Cláudia à prefeitura da Rainha da Borborema, ele ainda não oficializou desistência à postulação.

Em Guarabira, no Agreste paraibano, Raniery Paulino (MDB) foi apresentado como possível candidato à prefeitura em substituição ao pai, o ex-governador Roberto Paulino. Ele tem dito que a troca seria para proteger a saúde do pai durante a campanha, devido à idade e pelo fato de ele já ter tido Covid-19.

Dos que já desceram do cavalo antes do início da disputa estão o médico Erico de Djan (Cidadania), que desistiu da prefeitura de Patos, e Tovar Correia Lima (PSDB), que tinha pretensões em Campina Grande, mas perdeu a disputa interna pelo apoio do prefeito Romero Rodrigues para o ex-deputado Bruno Cunha Lima (PSD).

Coisa de Família

Mesmo quem não pretende embarcar com seu nome em uma candidatura, está envolvido com a pré-campanha para encabeçar um parente direto. Nesse grupo, outros cinco deputados tentam 'emplacar' uma prefeitura para 2021.

Este é o caso, por exemplo, do presidente da Casa, Adriano Galdino (PSB), que pretende lançar novamente a esposa na disputa pela prefeitura de Pocinhos. Na eleição passada, em uma manobra arriscada, ele se desdobrou entre a sua candidatura própria em Campina Grande e a da esposa, na cidade, e acabaram derrotados nas duas cidades. Eliane Moura Galdino, agora, na condição de presidente estadual do Avante, deve tentar novamente a cadeira.

Ex-prefeito de Picuí, no Cariri paraibano, o deputado Buba Germano (PSB) já firmou com o governador João Azevêdo apoio para a futura candidatura da ex-deputada e sua esposa, Gilma Germano, para o comando do município.

Novato no parlamento estadual, Anderson Monteiro (PSC) trabalha para viabilizar a candidatura do pai, o ex-deputado Arnaldo Monteiro (Solidariedade), à prefeitura de Esperança, no Agreste paraibano, terra natal onde já foi prefeito por dois mandatos. Filiado ao partido de João Azevêdo desde abril, ele também deve concorrer com o apoio do governo estadual.

Outro novato na Casa, o médico Taciano Diniz (Avante) tenta alavancar a candidatura do irmão e também médico Júnior Diniz (DEM) em Itaporanga, no Sertão paraibano. Ele deve entrar na disputa não apenas com o apoio do governador João Azevêdo, mas também do atual prefeito Djaci Brasileiro, que indicou Djaci Junior Júnior como pré-candidato a vice em uma futura chapa composta pelo grupo.

Branco Mendes tem trabalhado ativamente no Litoral Sul para reforça a candidatura à reeleição do prefeito de Alhandra, Branco Mendes, seu sobrinho.

Imagem

Angélica Nunes

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp