icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Carlos Monteiro quer revitalizar rios para fomentar ecoturismo e empreendedorismo em JP

O candidato da Rede a prefeito de João Pessoa foi entrevistado pela CBN nesta terça (20).

Publicado em 20/10/2020 às 11:30 | Atualizado em 06/07/2023 às 12:49


                                        
                                            Carlos Monteiro quer revitalizar rios para fomentar ecoturismo e empreendedorismo em JP
Foto: Angélica Nunes

				
					Carlos Monteiro quer revitalizar rios para fomentar ecoturismo e empreendedorismo em JP
Carlos Monteiro, candidato da Rede a prefeito de João Pessoa, foi entrevistado pela CBN nesta terça-feira (20). Foto: Angélica Nunes. Foto: Angélica Nunes

O advogado Carlos Monteiro, candidato da Rede a prefeito de João Pessoa, foi entrevistado pela CBN nesta terça-feira (20). Sabatinado pelos jornalistas Carla Visani (âncora do programa), Suetoni Souto Maior, da CBN, e Laerte Cerqueira, da TV Cabo Branco, ele respondeu perguntas sobre Educação, Mobilidade Urbana, Administração Pública, Saúde e Turismo.

Perguntado sobre melhorias na rede de esgoto, o candidato disse que pretende revitalizar os rios que cortam a capital para a promoção do ecoturismo. A prefeitura de João Pessoa tem um contrato firmado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para sustentabilidade da cidade nos próximo 30 anos, mas o candidato disse que vai promover modificações para que as famílias ribeirinhas não sejam retiradas.

"Vamos cumprir o contrato feito com o BID. Vamos levar R$ 100 milhões que a prefeitura tem que dar de contrapartida para valorizar nosso rios e dar gosto de navegar pelos rios. E as comunidades têm que ser valorizada em suas localidades. Dá prazer fazer isso, promover o ecoturismo, o empreendedorismo e a proteção dos nossos biomas", ressaltou.

Antes, o candidato da Rede foi questionado sobre a proposta de administração pública que tem anunciado, como a renúncia do próprio salário e enxugamento da máquina pública. "Vamos fazer seleção pública para o secretariado e vamos tirar João Pessoa das páginas policiais. Queremos romper esse círculo vicioso, oligárquico, que temos aqui na nossa capital", disse.

Carlos Monteiro afirmou, ainda, que pretende reduzir de 24 para 10 secretarias, caso seja eleito. "Uma só secretaria custa quase R$ 400 mil por mês. Tenho esse compromisso como servidor público. Nessa parte não tenho dúvida. Vamos usar o web-governo para diminuir o tamanho das secretarias e fazer com que o serviço público efetivo chega à sociedade", destacou.

Mobilidade

Em relação ao plano de mobilidade urbana para João Pessoa, o candidato disse que "não adianta eu dizer que vai ter metrô e BRT que é isso é falácia", já que o "modelo tem que ser o atual, que está funcionando". "Precisamos ter segurança jurídica, não adianta vir com bravatas. Tem um um programa junto ao governo federal para renovação da frota mas, na ponta, como em Gramame e Colinas do Sul, temos ônibus sucateados. Nosso modelo é de valorização do transporte de qualidade e fazer com que esse preço não seja repassado para o usuário", completou.

Carlos Monteiro também defendeu que a qualidade do transporte público passa pelo fortalecimento das políticas públicas nos bairros, para levar renda à população a fim de que se evite o deslocamento para outras regiões. "É preciso levar renda aos bairros para evitar o deslocamento. Temos que reinventar o serviço público de saúde, melhorar os parques, criar arenas culturais, transformar os mercados público, envolver a economia familiar e com isso diminuímos a circulação pela cidade", explicou.

O candidato também questionou que os conjuntos habitacionais entregues recententemente não têm equipamentos sociais. "Não há um cumprimento adequado do plano diretor. A gente investe muito no planejamento estratégico", pontuou.

Educação

Na pauta da educação, o candidato foi cobrado sobre propostas mais efetivas que não foram apresentadas no programa de governo apresentado à Justiça Eleitoral. Carlos Monteiro disse que o programa da Rede Sustentabilidade se baseia em observar os objetivos do desenvolvimento sustentável e cumprir a agenda 2030. "Estamos nos comprometendo como gestor público o cumprimento da LDO 2021, qualquer um terá que cumprir a LDO. São 120 páginas de programas inacabados e repetidos a 12 anos. Eles vêm repetindo as premissas desde 2013", comentou.

Carlos Monteiro disse, ainda, que terá propostas concretas para educação, que passa inicialmente pela escolha do secretário da pasta através de processo seletivo. "Vamos acabar com os centros de excelência. "Estamos com proposta de todas as escolas ser bilíngues. Em 10 anos teremos nossos alunos fluentes em duas línguas", exemplificou, ressaltando: "não temos compromisso de número, mas de compromissos globais".

Entrevista

A rodada de entrevistas com os candidatos segue nesta quarta-feira (21) com o candidato Cícero Lucena (Progressistas). A ordem dos postulantes na sabatina da CBN foi definida por sorteio, com as equipes de campanha. Ao todo, o candidato tem 30 minutos para falar de projetos, experiência política e planos que pretende colocar em prática, caso seja eleito.

Veja a ordem dos candidatos:

Dia 13/10/20 – Edilma Freire (PV)

Dia 14/10/20 – Nilvan Ferreira (MDB)

Dia 15/10/20 – Anísio Maia (PT)

Dia 16/10/20 – Ítalo Guedes (Psol)

Dia 17/10/20 – Sábado

Dia 18/10/20 – Domingo

Dia 19/10/20 – João Almeida (SD)

Dia 20/10/20 – Carlos Monteiro (Rede)

Dia 21/10/20 – Cícero Lucena (PP)

Dia 22/10/20 – Raoni Mendes (DEM)

Dia 23/10/20 – Wallber Virgolino (Patriota)

Dia 24/10/20 – Sábado

Dia 25/10/20 – Domingo

Dia 26/10/20 – Rama Dantas (PSTU)

Dia 27/10/20 – Rafael Freire (UP)

Dia 28/10/20 – Camilo Duarte (PCO)

Dia 29/10/20 – Ricardo Coutinho (PSB)

Dia 30/10/20 – Ruy Carneiro (PSDB)

Imagem

Angélica Nunes

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp