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VIDA URBANA

Black Friday: veja as orientações do Procon para antes, durante e depois das compras

Consumidor precisar estar atento para não cair em armadilhas de falsos descontos.

Publicado em 26/11/2020 às 17:49 | Atualizado em 27/11/2020 às 7:44


                                        
                                            Black Friday: veja as orientações do Procon para antes, durante e depois das compras

				
					Black Friday: veja as orientações do Procon para antes, durante e depois das compras
Foto: Rizemberg Felipe. Kleide_Teixeira

Nesta sexta-feira (27) acontece a Black Friday, campanha que entrou no calendário do comércio para fomentar as compras de final de ano. Apesar dos descontos ofertados pelos logistas, a Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado da Paraíba (Procon-PB), orienta o consumidor paraibano para não cair em armadilhas.

Para facilitar as compras dos consumidores que pretendem antecipar os presentes de Natal ou apenas comprar aquele objeto desejado, o órgão traçou umas orientações para que se obtenha um  melhor resultado. Segundo o Procon, para evitar problemas e arrependimentos, o consumidor deve analisar todas as ofertas e pesquisar preços antes de realizar as compras, seja pela internet ou nas lojas físicas.

Outra dica é que o consumidor faça uma lista dos produtos realmente necessários para não cair na tentação de comprar coisas que não serão utilizadas, ou seja, a famosa compra por impulso, evitando um superendividamento.

Veja as orientações:

- Pesquisar é importante, pois mesmo as lojas aderindo a Black Friday, os preços podem variar entre os estabelecimentos.

- Fique atento, não compre em qualquer site, verifique se o site possui o cadeado localizado no canto superior esquerdo. Busque informações no Consumidor.gov.br ou Sindec Nacional.

- A melhor forma de pagamento online é através de cartão de crédito, ou serviço como Paypal ou Pagseguro.

- Nas compras feitas online, se o consumidor se arrepender, tem até 7 dias a contar da entrega, para devolver o item.

- Salve os e-mails, grave as telas e todas as comunicações eventualmente realizadas trocados com o fornecedor, pois são comprovantes para o caso de trocas ou o não recebimento do produto.

- Preste atenção na política de troca do estabelecimento e não esqueça de guardar a nota fiscal. Aproveite a Black Friday para fazer as compras de Natal.

- Caso o consumidor identifique práticas inadequadas, a orientação é que busque seus direitos. O primeiro passo é procurar o gerente ou responsável pela loja. Não havendo acordo, procure o Procon-PB para fazer a denúncia.

Informações e denúncias podem ser feitas ao Procon pelo WhatsApp (83) 98618-8330 ou pelo disque 151, ou ainda nas redes sociais @proconpb, ou no site do órgão.

Imagem

Angélica Nunes

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