CONVERSA POLÍTICA
É hora da prefeitura de João Pessoa aumentar a quantidade de locais de vacinação
Publicado em 23/03/2021 às 8:42 | Atualizado em 30/08/2021 às 19:02
Por LAERTE CERQUEIRA e ANGÉLICA NUNES
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), disse ontem em entrevista ao Bom Dia Paraíba, nas TVs Cabo Branco/Paraíba, que é possível aumentar para até 65 o número de locais de vacinação na capital. Então, está na hora de fazer isso e chegar a pelo menos a metade desse número.
É que a realidade nos 19 pontos atuais (ginásios, escolas e drives) já demonstrou que é preciso ampliar para evitar tumulto, contágio e chegar mais perto das pessoas.
Desde ontem (22), são relatos e imagens de espera de horas nos drive thrus, aglomeração em vários locais.
Hoje (23), quando começaram a ser vacinadas as pessoas com mais de 64 anos, os relatos são de gente que passou a madrugada dentro de escolas, outros que chegaram de madrugada, para se vacinar rapidamente. Uma espera de horas, correndo risco.
Apesar de ter vacina para todos da idade definida pela prefeitura, é preciso levar em conta a ansiedade das pessoas, o receio de ficar sem se vacinar. E não será fácil controlar e dizer aos idosos que esperem diminuir a procura nos pontos de vacinação. Com tanta pressão psicológica é hora de facilitar.
Mérito da vacinação rápida
A gestão está sendo elogiada pela velocidade da vacinação na capital, avança rapidamente no calendário, mas pode colocar todo esse trabalho em xeque se não ampliar os locais de votação.
Hoje, às 5h30 da manhã, a fila de carros no drive thru do Mangabeira Shopping era no bairro Portal do Sol.
No Santuário Mãe Rainha, no Bessa, a fila também era gigante três horas antes de iniciar o processo de vacinação. Quem passou nas escolas e ginásios, hoje de manhã, também viu muitas filas e aglomeração.
Pessoas dormiram no ginásio
Foi o que aconteceu na Escola Castro Alves, no bairro Oitizeiro. Mais de 100 pessoas dormiram no ginásio da unidade e quem estava do lado de fora, desde às 6h da manhã, reclamou. Tinham medo medo de não ser vacinado (foto da aglomeração acima).
As pessoas vão em busca de vida e não podem encontrar riscos que as levem para outro caminho.
Comentários