icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

Oposição discute na noite desta 2ª votação de empréstimo pela AL

Oposicionistas na AL se reúnem na casa do presidente Arthur Cunha Lima para discutir posicionamento sobre o pedido de empréstimo feito por Maranhão.

Publicado em 06/07/2009 às 12:41

Phelipe Caldas

A bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Paraíba se reúne às 20h desta segunda-feira (6) para discutir qual será a posição dos 20 parlamentares que formam o grupo sobre o pedido de empréstimo do governador José Maranhão (PMDB) ao BNDES, que deve ser aprovado pela Casa para que a verba possa ser liberada. Outro assunto que deve estar em pauta é a decisão do STF em suspender a verba social da Assembleia.

O encontro acontece na residência do presidente da AL, deputado estadual Arthur Cunha Lima (PSDB), um dia antes do retorno dos trabalhos parlamentares no Estado (depois de ser suspenso para obras no prédio-sede do Poder Legislativo).

O assunto do empréstimo é polêmico e pelo menos até agora não existe consenso na bancada oposicionista. Oficialmente, a votação do pedido de empréstimo e da Lei de Diretrizes Orçamentária deveria acontecer nesta terça-feira (7), mas é impossível prever o que de fato vai acontecer.

Para se ter uma ideia, a oposição tem pelo menos três teses diferentes para a questão do empréstimo. Parte dos parlamentares defendem que a votação simplesmente seja adiada, até que a Comissão de Constituição e Justiça e a Comissão de Orçamento analise a matéria e apresente pareceres sobre a questão.

Um outra tese foi ventilada ainda na semana passada pelo deputado Manuel Ludgério (PDT), líder da bancada de oposição na AL, que admitiu votar o pedido mediante a apresentação de uma série de emendas, que serviriam para definir previamente onde o valor de R$ 191 milhões do empréstimo seria gasto.

A terceira é menos radical e não agrada os líderes da bancada oposicionista. Pelo menos quatro oposicionistas já deram declarações públicas de que estão prontos para votar o pedido de empréstimo e que, quando isto acontecer, vão votar favoráveis ao assunto.

De toda forma, deputados como Lindolfo Pires (DEM) e Ludgério lembram que a ação que o governador peemedebista entrou no STF contra a AL, para vetar a verba social da Casa, pode trazer um acirramento de ânimos no legislativo estadual, o que segundo ele pode levar a novos desdobramentos para a questão.

Já pelo lado da bancada de situação, a ordem é apenas uma. “Só votamos a LDO depois que o pedido de empréstimo for votado”, avisa Gervásio Filho (PMDB), líder situacionista na Assembleia.

Os parlamentares de situação foram responsáveis por uma série de protestos realizados na semana passada, em que eles exigiam o imediato retorno dos trabalhos parlamentares. Eles prometem estar na Casa nesta terça para votar os dois projetos e cutucam a oposição. “Esperamos que eles cumpram com o seu papel e voltem ao trabalho”, completou o peemedebista.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp