COTIDIANO
Após denúncias, exame psicotécnico da Sedurb vai ser refeito
No início de junho, candidatos denunciaram ao órgão supostas irregularidades na aplicação do exame.
Publicado em 03/07/2018 às 19:17
O exame psicotécnico do concurso da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) de João Pessoa deverá ser refeito, conforme um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado na tarde desta terça-feira (3), após uma audiência com o Ministério Público da Paraíba (MPPB). No início de junho, candidatos denunciaram ao órgão supostas irregularidades na aplicação do exame.
De acordo com a assessoria de imprensa do MPPB, o resultado do psicotécnico divulgado pela Sedurb foi invalidado e, com isso, os candidatos deverão refazer essa etapa do certame. No entanto, a assessoria também informou que só terão direito a refazer o exame psicotécnico os candidatos que compareceram à primeira aplicação do teste, realizada no dia 27 de maio.
Dentre as supostas irregularidades denunciadas ao MPPB, no dia 6 de junho, pelos candidatos considerados inaptos para as vagas após o exame psicotécnico, estava o teste que foi aplicado e que estaria invalidado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).
O TAC foi assinado pelo MPPB, por meio da Promotoria do Patrimônio Público, pelo Conselho Regional de Psicologia, o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade) - empresa organizadora do concurso - e pela Prefeitura de João Pessoa.
No documento, as partes se comprometem a cumprir o que foi estabelecido, seguindo a regras do Conselho Regional de Psicologia e utilizando testes atualizados para a avaliação dos candidatos.
Segundo a assessoria, não foi estabelecido um prazo para que o exame seja refeito, pois a empresa organizadora do certame e a Prefeitura de João Pessoa ainda devem rever o cronograma que havia sido estabelecido. Contudo, em caso de descumprimento do que foi estabelecido, foi determinada uma multa de R$ 1 mil por dia.
O concurso da Sedurb oferece 70 vagas para candidatos que concluíram o nível médio, sendo quatro delas destinadas a pessoas com deficiência. O salário inicial para os novos contratados é de R$ 1.238,37.
Comentários